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Review: Sonic Superstars me levou diretamente ao passado

Sonic Superstars é a verdadeira continuação e o caminho que a série 2.5D deve trilhar a partir de agora.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: SEGA

Criado para competir com um certo encanador bigodudo da empresa rival, Sonic teve 3 jogos de extremo sucesso nos 16 bits (nosso querido Mega Drive). Querido por jogadores do mundo inteiro, sendo mais reconhecido em muitos lugares do que o próprio Mickey, as continuações já não tiveram tanto sucesso.

Os jogos 3D do ouriço ainda sim eram bons, mas um pouco destoantes e quando Sonic 4 foi lançado... eu prefiro esquecer que o quarto título da série (no nome, pois outros foram lançados) existe. E então a SEGA anunciou Sonic Superstars, o jogo que traria de volta o estilo de ser do saudoso Mega Drive e um jogo no formato já conhecido e amado pelos jogadores do mundo inteiro. E sim, eles conseguiram. 

Sonic Superstars é o verdadeiro Sonic 4, a continuação que todos esperávamos, jogo que captura a magia do porco-espinho mais rápido do universo e seus amigos Tails, Knuckles e Amy Rose. Sonic Mania é bom? É !!! Mas Sonic Superstars é a verdadeira continuação e o caminho que a série 2.5D deve trilhar a partir de agora.

Precisa de uma história?

Sonic é um jogo que não precisa de história. Mas se tiver uma história curta e que não quebre o ritmo do jogo, fica melhor ainda. A SEGA trouxe novamente o nosso amado (detestado) Dr. Ivo Robotnik (me recuso a chamar de Eggman) como o vilão principal, que destava vez envolve Fang, que veio direto de Sonic Triple Trouble (jogo lançado apenas no Game Gear e que pode ser jogado em Sonic Origins ou o remake feito por fãs no PC e android) e uma personagem misteriosa, porém atrapalhada.

Foto: SEGA

A história serve apenas para referência e parece mais de desenhos animados, sem profundidade (o que é bom) e sem dramas. Sonic Superstars tem a história como um complemento apenas.

O sentimento nostálgico volta a toda

As primeiras fases de Sonic Superstars lembram uma mescla de fases dos jogos antigos, com inimigos e cenários familiares e muita, mas muita coisa nova. O jogo é rápido, com segmentos que você mal consegue acompanhar Sonic e seus amigos na tela, mas não deixa de ter o elemento de plataforma que tanto gostamos dos jogos originais.

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Ali´ás, essa era uma reclamação minha de vários jogos de Sonic: apenas ver o personagem correndo de um ponto ao outro com alguns poucos pulos é CHATO. Quem jogou os Sonics de Game Boy Advance sabe do que estou falando. 

Foto: SEGA

Porém, em Sonic Superstars fases como Pinball Carnival, Lagoon City e Egg City são fantásticas. Misturando artes para compor os cenários, inimigos e os próprios personagens foi uma das melhores coisas que a SEGA poderia ter feito. É preciso olhar para o futuro, mantendo as origens e o que nos faz gostar dos jogos tradicionais.

Sonic se move como nos jogos antigos: a física do game faz o porco-espinho correr, subir loopings, pular e 'zipar' pela tela em altíssima velocidade. E tudo isso enquanto tenta achar os anéis para as fases bônus e os postes de luz para tentar conseguir pegar as medalhas.

Evoluindo e se tornando um jogo incrível

Todo jogo deve evoluir conforme os anos passam. E Sonic Superstars traz uma mecânica que nenhum outro jogo da série teve: agora as Esmeraldas Caóticas (Chaos Emeralds) dão diversos poderes diferentes para os personagens.

A fase bônus é chatinha (Sonic deve ir se pendurando até conseguir pegar a esmeralda) mas a recompensa é grande: a primeira, por exemplo, enche a tela com clones do personagem (Naruto, é você?). Outra revela plataformas ocultas, outras aumenta a velocidade e por aí vai.

Foto: SEGA

O mais interessante é utilizar nos chefões: é uma delícia ver um chefe de fase derretendo ao utilizar um poder. Mas atenção: isso também desequilibra a dificuldade do jogo o facilitando. Os Sonics antigos eram conhecidos por serem jogos com dificuldade normal, não exigindo muito do jogador. Mas Sonic Superstars, tirando um inimigo chato ou outro, é mais fácil do que os antigos.

MEDALHAS, pra que lhes quero

O jogo tem um sistema de medalhas, que tem o Sonic da capa do primeiro jogo desenhado. Essas medalhas são utilizadas para comprar itens no Modo de Batalha, um modo interessante que pode ser jogado online contra outros jogadores. 

Neste modo utilizamos robôs, versões dos personagens mecânicas, para batalhar, comprando peças, pinturas adesivos e outros itens. É um modo interessante para quem gosta de uma disputa, com diversos minigames. Mas, na minha opinião, ainda é fraco comparado com o jogo em si. 

Foto: SEGA

Os minigames são repetitivos, porém jogá-los com meu filho foi muito divertido. E como hoje em dia jogos são atualizados constantemente, esperamos que a SEGA nos dê outros minigames para o modo battle em um futuro não muito distante.

Veredicto de Sonic Superstars

Sonic Superstars me pegou pela mão e arrasou meu coração. O jogo é bonito, com ótimas músicas e gráficos lindos. Tem suas falhas, como todo jogo, mas é o melhor Sonic que o Sonic Team lançou em anos.

Sonic (na minha humilde opinião) é para ser divertido, alegre e com muita velocidade e ação. Que a SEGA continue com o Sonic-verso com o Sonic clássico nos jogos 2.5D e o Sonic mais 'radical' nos jogos 3D. As duas séries podem coexistir sem nenhum problema e só quem tem a ganhar com isso somos nós, jogadores.

Nota: 8/10

Review feito no PC com cópia gentilmente cedida pela SEGA