Games

REVIEW: Spider-Man 2 é o jogo perfeito de super-heróis

Ao lado de Guardiões da Galáxia, é um dos melhores jogos de super-heróis

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Games Folha Vitória / Rômulo Justen

Enfim, após tanto aguardar, a hora chegou. A PlayStation fez a gentileza de nos enviar uma cópia para review do seu aguardado Spider-Man 2, ao qual não pude parar de jogar desde o lançamento. Desde o primeiro jogo eu estava muito animado com uma continuação que traria não só Peter Parker, mas também o carismático Miles Morales para uma aventura conjunta.

E posso dizer que, ao lado de Guardiões da Galáxia, é um dos melhores jogos de super-heróis que já joguei, estando no topo de melhores jogos no total. 

Sendo o Miranha em uma Nova Nova York

A jornada foi totalmente incrível e divertida. Fazia tempo que um jogo não me segurava como Spider-man 2 conseguiu. Mesmo considerando que Spider-man Miles Morales (o remaster) é muito bom, Spider-man 2 consegue ser muito superior ao jogo anterior.

Ainda não sabia como seria de fato a combinação Peter-Miles e a adição dos vilões Kraven e Venom. Posso dizer que o jogo surpreende com tudo o que traz, inclusive com uma das melhores versões do Venom já aparesentada. Não vou entrar em spoilers, mas podem se preparar para uma história muito bem contada.

Não dá pra entender

Aproveitando, o jogo tem um ritmo muito bom que mistura a ação de ser o Homem-Aranha com flashbacks e partes mais furtivas com Mary Jane. O 'não dá pra entender' é que lá atrás, nos idos anos 90, todos nós ficávamos impressionados com como os jogos agora abordariam suas histórias, com CGs, dublados, passando finalmente uma vibe 'cinematrográfica' aonde antes só existiam pixels.

Spider-man 2 conta muito bem sua história, trazendo personagens em momentos dramáticos que combinam muito com a jornada do herói de Peter e Miles. E sabemos que a vida do Aranha nos quadrinhos nunca foi fácil e aqui também não é.

Jogando e alternando

O jogo traz algumas missões específicas para cada personagem, bem como uma árvore de habilidades para cada um e uma comum aos dois. O interessante é que fora dessas missões você pode alternar entre os dois personagens a qualquer momento. E é incrível fazer isso. Como disse no vídeo, antes isso era feito com um carregamento, como em GTA V. Em Spider-man 2 é muito rápido, sendo que você pode mudar de um para o outro quase que instantâneamente.

E é muito engraçado quando os dois se encontram, já que eles recriam o meme do Spider-man apontando um para o outro.

Nova York Nova?

Sim, Nova York está linda no jogo. Com muita vida, movimento e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Ruas movimentadas, pessoas, trânsito, tudo está lá. Inclusive se você resolver seguir um carro, ele não irá sumir depois de um tempo. E as pessoas... ah, as pessoas. Vendedores ambulantes, manifestantes, pedestres, pessoas comendo... tem de tudo um pouco.

A cidade é viva e você sente ainda mais vontade de explorar para conhecer ainda mais a (re)construção de uma cidade virtual como Nova York. Inclusive não há loading em nenhuma parte da cidade. Você simplesmente vai de um ponto ao outro sem nada carregar, dando uma impressão de continuidade única. A Insomaniac fez um trabalho incrível neste ponto.

Foto: Playstation

Mas aranha voa?

Não. Mas algumas planam, assim como nossos Spider-mens agora o fazem também. E agora o balanço de teia, planar, correr, se pendurar tudo é feito de uma maneira muito natural. Viagem rápida para quê se posso ir me balançando até o ponto de interesse?

Apesar disso, ainda acho que o balanço no primeiro jogo é um pouco superior. Me vi batendo em prédios, escadas e alguns outros pontos, algumas vezes, o que me incomodou um pouco. Mas nada que tenha desabonado o jogo.

Miranha, miranha, nunca bate, só apanha

O combate é um dos pontos mais fortes do jogo. Se mover com Miles e com Peter durante o combate é fluído e os combos saem naturalmente. Enquanto desvia, bate, utiliza o cenário e os gadgets, os dois dão conta dos inimigos utilizando seus poderes e com o adicional dos poderes elétricos de Miles (e mais para frente Peter utiliza os poderes do simbionte).

Foto: Playstation/Marvel

Além dos dois, temos outros personagens que utilizamos no jogo, mas não vou estragar a surpresa de ninguém com spoilers. JOGUEM!

Quase um filme? Quase...

A narrativa do jogo é surpreendente, por isso a minha perplexidade demonstrada anteriormente. A Insomniac tem o dom de pegar um personagem mundialmente conhecido como o Homem-Aranha e criar uma história completamente nova, única e envolvente usando o personagem e aqueles ao seu redor.

Miles e Peter tem suas próprias histórias no game, que se entrelaçam conforme o progredir do jogo. E, apesar de Peter ser o mentor de Miles, a história mostra que muitas vezes aqueles mais experientes podem aprender grandes lições com seus pupilos. E a forma como isso é mostrada no jogo é única e emocionante.

Sidequests... MUITAS

O jogo também traz missões secundárias que não estão ali a toa. Ao contrário de outros jogos que apenas tem essas missões para gerar mais tempo ingame, Spider-man 2 tem diversas peças de história que conhecemos fazendo estas quests opcionais, além de fortalecer os personagens.

Gráficos, sons...

O jogo traz gráficos incríveis e fluídos, mesmo se considerando que é um jogo para PlayStation 5 (e exclusivo para ele). Com carregamento rápido, texturas bem-feitas e muita, mas muita ação e uma direção de arte maravilhosa, o jogo dá um salto no que é necessário para a nova geração de jogos de super-heróis.

Veredito

O jogo é uma obra-prima e é um grande candidato a ser a resposta do "Devo comprar um PlayStation 5?". Se você gosta de jogos de ação bem-feitos, com ótima música, sons, gráficos e muita, mas muita ação e história bem-feita, pode ir sem medo.

Nota: 9/10

Pontos moeda