Games

Review: Little Goody Two Shoes: Um Conto de Horror Envolvente

Com uma mistura de gêneros, jogabilidade e artes lindas misturando animes dos anos 80 com pixel-art, o jogo é uma boa pedida para este período de Halloween.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

O mundo natural, florestas, pântanos, cavernas é belo, mas também é um lugar de horrores, tanto óbvios quanto ocultos. Narrativas de terror frequentemente exploram este ponto e é nesse cenário que se desenrola a história de Little Goody Two Shoes. 

Com uma mistura de gêneros, jogabilidade e artes lindas misturando animes dos anos 80 com pixel-art, o jogo é uma boa pedida para este período de Halloween.

A HISTÓRIA

Em Little Goody Two Shoes, assumimos o controle de Elise, uma moradora da aconchegante vila de Kiefelberg. A garota sonha com riqueza e maravilhas, porém são coisas que estão distantes da realidade dela. Elise trabalha muito e ganha pouco. É então que fenômenos estranhos começam a acontecer na floresta próxima da vila, com um ser prometendo riquezas caso Elise o entregue determinados itens. Elise então resolve que irá tentar fazer de tudo para poder sair da vila.

Foto: Reprodução

O JOGO

Little Goody Two Shoes começa lembrando um Action-RPG mas se mostra um jogo diferente conforme vamos jogando. O game começa a misturar gêneros, com microgerenciamento de vida, quebra-cabeças, romance-visual e minigames em diversos estilos.

O interessante é que os minigames são jogados em um Arcade "mágico", simulando os gabinetes que temos nos dias de hoje, mas de uma forma rústica. E Elise precisará trabalhar, o que muitas das vezes se converte nestes minigames e permitindo que a personagem ganhe itens para conseguir enfrentar melhor os desafios.

Foto: Reprodução

No fim do dia Elise então vai para a cama e aí começa a exploração das florestas. Aparentemente agora transformadas em lugares vis, a área ficou perigosa com muitos inimigos e armadilhas. E o jogo tem um detalhe curioso: não existe combate. Elise deve fugir ou contornar os inimigos enquanto tenta manter sua saúde, gerenciando sua fome e sanidade enquanto tenta a melhor forma de seguir em frente.

Foto: Reprodução

O jogo não te joga isto na cara de uma só vez: você vai aprendendo aos poucos a lidar com as peculiaridades do mundo de Elise e das florestas amaldiçoadas. Então o jogo se baseia em equilibrar a vida pessoal da personagem durante o dia e explorar a noite a floresta se aproveitando dos avanços que tivemos.

O jogo também conta com quebra-cabeças, alguns mais fáceis, outros mais complicados, mas todos 'resolvíveis' sem grandes dificuldades. Dicas na tela devem ser observadas e muita tentativa e erro. 

Foto: Reprodução

Um detalhe muito interessante no jogo é que a personagem principal não é nenhuma santa. Elise é ambiciosa e por muitas vezes trata os outros personagens com grosseria. E decisões da personagem nem sempre serão as consideradas moralmente corretas ou éticas.

O jogo contém um total de 10 finais diferentes, alguns bons e outros ruins, e mesmo que saibamos que vários destes finais não serão bons para Elise (ou mesmo para aqueles que estão ao seu redor), nos dá vontade de ver a personagem superar as dificuldades e avançar. 

FATOR REPLAY

O jogo tem cerca de 10 a 12 horas de duração, com a primeira run demorando um pouco mais para entendermos e as outras sendo abaixo disso. 

GRÁFICOS E TRILHA SONORA

O jogo tem gráficos LINDOS, com uma Pixel-Art de cair o queixo (lembrando os jogos de PlayStation e Sega Saturn) e personagens desenhados e animados como animes dos anos 80/90. O jogo diversas vezes transista entre cenas que parecem um VHS antigo em uma TV de tubo e um livro de histórias da Disney.

Foto: Reprodução

O jogo utiliza de meta-linguagem para nos transmitir sensações diferentes, nos deixando animados na vila durante o dia e extremamente tensos na floresta distorcida durante a noite.

Já a trilha sonora e os efeitos trazem temas e sons calmos e na vila e perturbadores e ríspidos na floresta, fazendo o perfeito contraste entre os dois locais.

VEREDITO

Little Goody Two Shoes traz uma abordagem adulta a personagens fantásticos e fofinhos, ficando intenso a cada hora passada e cada nova descoberta feita por Elise. Com 10 finais diferentes e decisões que nem sempre deverão ser éticas, o jogador estará controlando uma personagem que quer escapar de qualquer forma daquela realidade.

Com gráficos lindos, trilha sonora ótima, o jogo vale a pena ser jogado por todos que querem uma experiência diferente com uma história tensa.

Nota: 8/10