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Steam recebe suporte oficial para os joysticks DualShock e DualSense

Valve adicionou classificação e filtros ao Centro de Controle da Steam para exibir jogos compatíveis, bem como um botão de configurações de controle

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: steam

A Steam adicionou suporte de plataforma para os controles do PlayStation 5. Com a última atualização da Steam, tornou-se possível integrar os controles Sony PlayStation DualSense e DualShock - agora existem as ferramentas necessárias para desenvolvedores de jogos e informações para os jogadores.

A Valve adicionou classificação e filtros ao Centro de Controle da Steam para exibir jogos compatíveis, bem como um botão de configurações de controle; os desenvolvedores conseguiram especificar recomendações para o uso dos controles. Ao contrário dos consoles, os PCs não têm restrições quanto à conexão de controles - as restrições são apenas impostas pela API de entrada. Conforme as estatísticas da Steam, 12% dos usuários da plataforma jogam regularmente com gamepads, e em alguns jogos, os jogadores os utilizam quase exclusivamente. Controles são úteis em jogos de esportes, corrida, arcades, alguns RPGs e jogos de luta.

No último ano, ocorreram mais de 3 bilhões de sessões de jogos com controle na plataforma, das quais 60% foram com o controle Xbox e 27% com soluções PlayStation. A minoria restante veio do Steam Deck, Switch Pro e outros modelos. No mesmo período, até novembro de 2019, houve 990 milhões de sessões desse tipo, com 76% provenientes de um controle Xbox e 19% de gamepads PlayStation.

Foto: steam

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Vale ressaltar que todos os controles oficiais e de terceiros com suporte para as APIs XInput e DirectInput na Steam são definidos como controles Xbox por padrão, então a participação deles nas estatísticas é maior, mas os indicadores para os gamepads PlayStation são “justos”. A administração da Steam determina a popularidade dos controles Sony devido às altas vendas dos consoles PlayStation 4 e 5 e reconhece que um número significativo de jogadores na plataforma ainda os utiliza, então faz sentido fornecer a eles suporte total.

Entretanto, o suporte agora será dividido em "total" e "parcial"; as conexões USB e Bluetooth para DualSense e DualShock também serão diferentes. Suporte total significa desempenho adequado para praticamente todas as interações do jogo, mas não necessariamente compatibilidade com todos os recursos do controle. Não está claro como a saída de áudio nos controles será suportada e se isso será implementado. Suporte parcial significa que alguns elementos podem não funcionar, mesmo se o controle for detectado corretamente - isso não o tornará completamente inútil, mas às vezes será necessário usar o teclado ou mouse. A Valve reconheceu que o suporte para gamepads PlayStation é mais difícil de implementar do que no caso do Xbox, e os desenvolvedores serão incentivados a usar a API de entrada para todos os gamepads de console, incluindo o Switch. A implementação levará algum tempo, mas afetará também os desenvolvedores independentes.

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