Games

Jogo sobre a doença de Alzheimer é lançado para o PlayStation 5

Desenvolvido por 1 brasileiro e 4 portugueses, descubra o jogo em Primeira Pessoa de Narrativa Cativante sobre a Doença de Alzheimer

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

A desenvolvedora portuguesa Octopus Embrace anuncia com entusiasmo o lançamento hoje do premiado Back Then para o PlayStation 5. 

Foto: Octopus Embrace/Divulgação

Este jogo em primeira pessoa, focado em narrativa, oferece uma experiência imersiva e procura fazer ao jogador refletir e conscientizá-lo sobre a doença do alzheimer. Simultaneamente, a trilha sonora oficial do jogo também será lançada hoje em todas as plataformas de streaming de música.

LEIA TAMBÉM

► Revelada data de lançamento em Early Access do jogo Dimensionals
► Pokémon TCG Pocket Alcança 12 Milhões de Downloads em Tempo Recorde
► Cubio anuncia sua primeira Game Jam no Brasil com premiação de até R$ 60 mil

Todos nós vivemos com o medo de ser devorados pelas sombras da demência. O derradeiro medo do esquecimento. O medo de esquecer o nosso passado e tudo o que nos trouxe a este momento. Quem é que nos tornamos quando esquecemos quem somos?

Foto: Octopus Embrace/Divulgação

Viaje pela mente de Thomas Eilian, um escritor idoso enfrentando a doença de Alzheimer. O gameplay, focado em exploração investigativa e puzzles, convida os jogadores a desvendar os mistérios da vida, da família e das memórias de Thomas. Navegando entre passado e presente, os jogadores desbloqueiam novas áreas, colecionáveis e desafios, proporcionando uma experiência emocional e instigante.

Foto: Octopus Embrace/Divulgação

“Back Then” é um jogo voltado para aqueles que buscam experiências ricas em narrativa, novas e não convencionais. Ele atrai um público amplo, destacando sua atmosfera envolvente, trilha sonora e exploração narrativa para oferecer uma história poética e emocional.

Características

▪ Experiência narrativa profunda e detalhada.

▪ Exploração investigativa e quebra-cabeças.

▪ Jogabilidade criativa e eventos relacionados ao Alzheimer e ao esquecimento.

▪ Inspirado em eventos pessoais, envolvendo entes queridos e familiares da equipe.

Foto: Octopus Embrace/Divulgação

Uma palavrinha de Calebe Motta, co-fundador do estúdio

Meu nome é Calebe Motta, sou um desenvolvedor de jogos, músico, escritor, amante de livros, fanático de academia e um dos criadores do “Back Then”.

A minha história é longa, então vou resumir! Sou Brasileiro - filho de um pai paraíbano e uma mãe gaúcha - mas nasci em Portugal, em 1999. Moramos no Canadá (2004-2006); Depois fomos para Curitiba, PR (2007); Campina Grande, PB (2008); e Anápolis, GO (2009-2015). Voltamos para Portugal em 2015, onde ainda estamos.

Sonhava fazer jogos desde criança. Mas além disso, eu também sempre quis ser escritor e músico. Agora faço os três! Após o ensino médio, fiz um curso de Animação e Videojogos em Lisboa (2017-2019), onde conheci meus colegas e a equipe do Back Then.

Foto: Octopus Embrace/Divulgação

Em 2019, participamos da Global Game Jam, o tema era “Casa”. Foi aqui que surgiu a premissa inicial do Back Then: um idoso com Alzheimer, preso em um lar de idosos, restrito a uma cadeira de rodas, tem que interagir com as coisas para poder se lembrar.

Vimos o potencial do jogo, então após concluirmos o curso, continuamos o projeto, mas infelizmente, a pandemia chegou alguns meses depois. Enfrentamos desafios no desenvolvimento e em nossas vidas pessoais. 

Eu perdi dois dos meus avôs nesse período, incluindo aquele que me inspirou para escrever o personagem de Thomas. A sua esposa, a minha avó, já havia falecido de alzheimer em 2016. 

Apesar de tudo, nós persistimos — e em Dezembro de 2023, lançamos o Back Then para PC. Hoje, em 5 de Novembro de 2024, lançamos o jogo para PlayStation 5.

Este lançamento carrega um enorme peso emocional para a nossa pequena equipe. Cada experiência moldou não apenas o jogo, mas também quem somos hoje. Agora, com o jogo disponível em múltiplas plataformas, esperamos que essa história toque ainda mais vidas, trazendo algum conforto àqueles cujos familiares foram afetados pelo alzheimer.

A História e Conquistas do Back Then

O Octopus Embrace, composto de 1 Brasileiro e 4 Portugueses, é um estúdio de desenvolvimento de jogos em Lisboa (Portugal) dedicado a criar experiências únicas e emocionalmente impactantes. Com foco em jogos narrativos, nossa equipe busca expandir os limites da narrativa na indústria de games.

A jornada de desenvolvimento de Back Then começou em 2019, no Global Game Jam, como resultado de pura inspiração e paixão. Tendo tido experiências pessoais envolvendo familiares diagnosticados com Alzheimer, esses eventos marcaram nossas vidas e inspiraram a criação do jogo.

Recebemos o prêmio de “Escolha do Público” no IndieX 2019; e em Janeiro de 2020, ganhamos os prêmios de “Games 4 Good” e “Melhor Jogo” no PlayStation Talents, uma cerimônia de premiação promovida pela PlayStation® para apoiar o desenvolvimento de jogos em Portugal e Espanha.

O jogo já foi lançado para PC no ano passado, no dia 8 de Dezembro de 2023, para a Steam, Epic Games, GOG e Humble Bundle. E agora estamos muito felizes por termos a oportunidade de lançar o jogo para a PS5, graças ao programa PlayStation Talents.

Após quatro anos de desenvolvimento, enfrentando a perda de familiares, uma pandemia e muitas dificuldades durante a produção do jogo, estamos finalmente felizes por poder lançar este projeto que significa tanto para nós.

Esperamos que você experimente o jogo e que, esperançosamente, ele ensine algo que você não sabia antes. Dedicamos este jogo a você e aos seus entes queridos...

E a tudo o que éramos, Back Then.