Games

Mito Games busca inspiração para seu game em aldeia temática Tekoá Mirim

O objetivo foi mergulhar na cultura indígena local e trazer ainda mais autenticidade à história de Arariboia, o protagonista do game "Tupi: The Legend of Arariboia".

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

A Mito Games, desenvolvedora capixaba de jogos digitais, realizou recentemente uma visita à Aldeia Temática Tekoá Mirim, em Aracruz (ES). O objetivo foi mergulhar na cultura indígena local e trazer ainda mais autenticidade à história de Arariboia, o protagonista do game "Tupi: The Legend of Arariboia". 

Foto: Reprodução/Mito Games

Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e patrocinado pelo Grupo Águia Branca, o jogo está em desenvolvimento e previsto para lançamento em 2025. Os interessados já podem adicioná-lo à Lista de Desejos no Steam para receber novidades em primeira mão.

LEIA TAMBÉM

► Jogo capixaba fez presença na maior feira de games do Brasil
► Dragon Quest III HD-2D Remake já está disponível
► Castlevania e Snakebird de graça para PC na Epic Games Store

A equipe da Mito Games foi recebida com hospitalidade pelo cacique Pedro (Karaí, em Guarani), que compartilhou histórias da aldeia, ensinamentos sobre a preservação da natureza e a importância da cultura indígena. 

Além disso, os colaboradores conheceram os moradores da aldeia, exploraram o rico artesanato local e participaram de uma trilha guiada, aprendendo sobre plantas e árvores nativas usadas para fins medicinais e para a confecção de instrumentos musicais.

Reprodução/Mito Games
Reprodução/Mito Games

A experiência foi valiosa para a equipe, que busca retratar a cultura indígena com respeito e autenticidade em seu novo jogo. Segundo a equipe, ouvir do próprio cacique que o trabalho realizado no jogo está sendo bem-recebido e que a história indígena está sendo contada de forma positiva e respeitosa foi uma confirmação do compromisso do estúdio com a preservação cultural. "Foi um momento de orgulho e nos mostrou que estamos no caminho certo", comenta a equipe.

A visita representou não só uma etapa de pesquisa para o desenvolvimento do jogo, mas também um momento de conexão e aprendizado, dando início a uma parceria que será ampliada por meio de futuras ações em prol das comunidades indígenas.

Tupi: A Lenda de Arariboia

A história do famoso indígena expulso da Baia de Guanabara para o Espírito Santo e que voltou para retomar seu território dos franceses com a ajuda de uma inusitada aliança com os portugueses virará game.

Foto: Mito Games/Divulgação

Misturando personagens históricos, do período Colonial do Brasil, como o Pe. José de Anchieta e até Estácio de Sá, que vão encontrar com o protagonista no game, com o folclore regional que deve ditar o design de criaturas, o game tem potencial para encantar públicos no mundo todo, chegando a todas as principais plataformas como Steam, Epic Games, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.