Games

Fim de uma era: E3, lendário evento gamer, 'foi de base'

Isso põe fim ao que já foi um evento de jogos marcante a cada verão, desde que a ESA o fundou em 1995.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Google

Ding, dong, (infelizmente) a E3 está morta. A Electronic Entertainment Expo foi oficialmente encerrada pela Entertainment Software Association (ESA), que organizou o evento, foi confirmado.

"Entendemos que toda a indústria, jogadores e criadores, têm muita paixão pela E3. Compartilhamos essa paixão", disse Stanley Pierre-Louis, presidente e CEO da ESA. "Sabemos que é difícil dizer adeus a um evento tão querido, mas é a coisa certa a se fazer diante das novas oportunidades que nossa indústria tem para alcançar fãs e parceiros."

Isso põe fim ao que já foi um evento de jogos marcante a cada verão, desde que a ESA o fundou em 1995. Nas décadas seguintes, foi palco de momentos definidores para a indústria de jogos, pontuados por anúncios de consoles e grandes revelações de jogos durante a frenesi das conferências de imprensa.

LEIA TAMBÉM ► Polêmico game "The Day Before" é retirado do Steam

Verdade seja dita, o aviso já estava claro há muito tempo. Um a um, os editores estavam desistindo do show, evitando pagar à ESA por um espaço no Centro de Convenções de LA e experimentando com vitrines apenas online, como a Nintendo Direct, mas 2018 foi realmente o ponto de virada, quando a Sony saiu completamente. Produtoras começaram a fazer eventos no entorno do local da E3, evitando estar dentro do galpão.

Foto: Evento E3

Depois veio 2020 e a pandemia de Covid-19 eliminando eventos presenciais por pelo menos um ano. 2021 foi transformado em um evento apenas digital em meio a mais ondas de variantes de Covid-19, antes da disfunção e dificuldades em organizar com parceiros de produção verem 2022 e 2023 ambos cancelados integralmente. 2024 também estava em risco, já que a ESA e a ReedPop optaram por cancelar sua parceria.

LEIA TAMBÉM ► Steam anuncia calendário de promoções de games para 2024

Ainda assim, há conferências de imprensa e uma agitação de anúncios nas primeiras semanas de junho. Anteriormente parceiro da E3, Geoff Keighley fundou o Summer Game Fest com base em sua plataforma The Game Awards, e ainda há um frenesi no início do verão para colocar jogos e trailers diante das pessoas.

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!