Games

GTA VI: Hacker que atacou a Rockstar é sentenciado com prisão perpétua

Jovem atacou Rockstar Games, Nvidia e outros como parte do grupo Lapsus$

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: BBC/Reprodução

O jovem hacker de 18 anos responsável por roubar e divulgar dezenas de clipes do Grand Theft Auto 6 no ano passado foi condenado à prisão hospitalar vitalícia. Ele só poderá ser liberado no futuro se os médicos decidirem que ele não representa mais perigo para os outros, informa a BBC.

Arion Kurtaj foi preso pela polícia de Londres em Oxford em setembro de 2022 logo após uma série de ataques cibernéticos que resultaram na divulgação de muitas imagens em desenvolvimento da Rockstar Games na internet. Ele se declarou inocente na época e mais tarde foi a julgamento por crimes cibernéticos associados ao grupo de hackers Lapsus$, que incluiu invasões à Uber e Nvidia, além do vazamento do aguardado GTA 6.

LEIA TAMBÉM ► GTA VI: Coringa da Flórida, com cabelo roxo, ameaça Rockstar novamente

Profissionais de saúde consideraram Kurtaj incapaz de enfrentar julgamento devido ao seu autismo agudo. Um júri posteriormente determinou que ele era responsável pelos hacks, embora não pudessem determinar a intenção criminal. A acusação revelou que Kurtaj conseguiu invadir os sistemas da Rockstar a partir do seu quarto de hotel, usando apenas um Amazon Firestick. Ele postou audaciosamente no Slack da empresa na época, afirmando ser um hacker, e ameaçou divulgar o código-fonte do GTA 6, a menos que a Rockstar negociasse com ele pelo Telegram.

Foto: Rockstar/Reprodução

Durante a sentença, a BBC relata que uma avaliação de saúde mental determinou que Kurtaj "continuava a expressar a intenção de retornar à cibercriminalidade o mais rápido possível", chamando-o de "altamente motivado". O testemunho no tribunal também alegou que ele foi violento enquanto estava sob custódia para o julgamento. Como resultado, ele será mantido em um hospital seguro pelo resto da vida.

LEIA TAMBÉM ► GTA VI: 25 curiosidades que você provavelmente perdeu no trailer

O hack do GTA 6 foi parte de uma onda recente de ciberataques a grandes estúdios e editoras de jogos, incluindo, entre outros, CD Projekt Red, Capcom e, mais recentemente, Insomniac Games. Embora outros hacks tenham exposto informações pessoais de funcionários, a violação de segurança do GTA 6 se limitou a clipes de jogabilidade. 

LEIA TAMBÉM ► Brasileiro cria GTA VI para PlayStation 2

Apesar de ter revelado aspectos do aguardado jogo enquanto ainda estava em desenvolvimento, os advogados de Kurtaj recentemente argumentaram que o sucesso do trailer oficial de revelação do GTA 6, agora o mais assistido no YouTube, mostrou que seu ataque não foi tão prejudicial para as perspectivas de vendas do jogo como alguns, incluindo a Rockstar Games, poderiam ter originalmente sugerido.

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!