Games

Naughty Dog cancela projeto de multijogador de The Last of Us

Estúdio opta por preservar foco em narrativas individuais, deixando de lado ambicioso projeto multiplayer.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Naughty Dog

O projeto multiplayer de The Last of Us, que a Naughty Dog vinha chamando internamente de The Last of Us Online, foi cancelado. A notícia foi revelada em um post no blog do estúdio, que apontou as ambições do jogo como tão grandiosas que exigiriam a atenção total da equipe, desviando qualquer parte do time dos jogos single-player guiados por narrativa, que até então foram a marca registrada da Naughty Dog.

"À medida que nos aproximávamos da produção total, a magnitude de nossa ambição tornou-se evidente", diz trecho do comunicado. "Para lançar e dar suporte ao The Last of Us Online, teríamos que direcionar todos os recursos do estúdio para o suporte de conteúdo pós-lançamento por anos, impactando severamente o desenvolvimento de futuros jogos single-player. Assim, tínhamos dois caminhos à nossa frente: nos tornarmos exclusivamente um estúdio de jogos ao vivo ou continuar focando em jogos narrativos single-player que definiram a tradição da Naughty Dog."

LEIA TAMBÉM ► Grand Theft Auto: The Trilogy como baixar de graça no celular

O destino do The Last of Us Online já parecia incerto há algum tempo. No início deste ano, foi relatado pela Bloomberg que o desenvolvimento do projeto estava desacelerando, com muitos de seus desenvolvedores migrando para outros projetos dentro do estúdio. A Naughty Dog respondeu a esse relatório em uma declaração online, afirmando estar "orgulhosa" do trabalho realizado até agora e confirmando o desenvolvimento de um novo jogo single-player.

Em outubro, soubemos que a Naughty Dog dispensou cerca de duas dezenas de contratados, de acordo com um relatório. O mesmo relatório afirmava que o projeto multiplayer de The Last of Us estava "basicamente congelado neste momento". O jogo, que antes era idealizado como um dos vários jogos multiplayer futuros da Sony, uma editora normalmente focada em histórias, buscava competir no movimentado espaço de serviços ao vivo. 

LEIA TAMBÉM ► EA Sports UFC 5 apresenta PRIDE 33 para o UFC 296 Fight Week

No entanto, há poucas semanas, descobrimos que a Sony já havia reduzido significativamente sua produção esperada nessa área, cortando pela metade o número de jogos de serviço ao vivo em desenvolvimento planejados para estrear em março de 2026 ou antes.

Não está claro quais outros jogos foram removidos dessa janela ou cancelados diretamente, e é bem possível que alguns deles nunca tenham sido anunciados inicialmente.

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

Pontos moeda