Games

Polêmico game "The Day Before" é retirado do Steam

Desenvolvedora fechou as portas um dia após o lançamento do jogo

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Rômulo Justen//GAMES Folha Vitória
Captura de tela mostra que jogo já não tem mais como ser comprado no Steam

Um dia após o lançamento de "The Day Before" no Steam Early Access, a Fntastic, desenvolvedora do jogo, encerrou oficialmente suas operações. Apesar do lançamento ter todos os indícios de um desastre, o modo como as coisas se desenrolaram é o que chama a atenção, especialmente pela rapidez com que tudo aconteceu.

Logo após o lançamento e a constatação de que "The Day Before" pouco se assemelhava à revelação feita em 2021, os jogadores começaram a analisar cada declaração feita pelo desenvolvedor, desmontando todos os trailers anteriormente lançados (a maioria dos quais desapareceu dos canais oficiais) e examinando todos os elementos apresentados no próprio jogo.

Após o caos do lançamento, a classificação de avaliações do Steam para "The Day Before" se estabilizou em "Extremamente Negativa" (com mais de 18 mil avaliações negativas). O jogo virou motivo de piada no YouTube, Reddit e em outros lugares, por se tornar algo completamente diferente do MMO de sobrevivência zumbi prometido em 2021.

LEIA TAMBÉM ► Jogadores exigem retirada do jogo 'The Day Before' do Steam

A Fntastic anunciou no Twitter que está encerrando suas atividades, alegando que o jogo falhou financeiramente e que o estúdio não tem mais dinheiro para continuar o desenvolvimento. A declaração informa que os servidores do jogo, assim como do título anterior do estúdio, "Propnight", permanecerão online pelo tempo previsto.

"Investimos todos os nossos esforços, recursos e horas de trabalho no desenvolvimento de 'The Day Before', que foi nosso primeiro grande jogo", diz a declaração. "Realmente queríamos lançar novas atualizações para revelar todo o potencial do jogo, mas infelizmente, não temos mais fundos para continuar o trabalho."

A ênfase contínua de que "The Day Before" foi o primeiro grande projeto do estúdio é algo que a Fntastic usou no passado para justificar o jogo ficar aquém das revelações iniciais. Foi também algo que o desenvolvedor usou novamente em uma resposta irônica a um tweet de um jogador frustrado.

LEIA TAMBÉM ► Ataque Hacker expôs imagens exclusivas de Marvel's Wolverine

"Esta foi a nossa primeira grande experiência. M**** acontecem", escreveu o desenvolvedor. Desde então, o jogo foi retirado completamente da venda no Steam, com a atualização de notícias mais recente confirmando que qualquer pessoa que solicitar um reembolso terá um concedido, independentemente do tempo de jogo.

Para quem busca um pouco de drama, o usuário do Reddit EpicStory1989 compilou um extenso post que não apenas compara os trailers de 2021 com a versão final do jogo, documentando cada recurso mostrado na época que nunca foi incluído no jogo, mas também lista todos os ativos da Unreal Engine usados no jogo.

Curiosamente, alguns desses ativos não existiam antes de outubro de 2022, o que certamente coloca em dúvida as alegações da Fntastic de que o jogo estava em desenvolvimento há cinco anos. Isso, esperançosamente, deverá ser o fim desta história frustrante para muitos de nós.

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!