Games

Demo em terceira pessoa de Halo de 1999 vaza online

Mais de 25 anos de conteúdo de Halo vazaram, incluindo a demo de 1999 da Macworld. Arquivos somam 100 GB de mapas, modos e builds cortados.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

Mais de 25 anos de conteúdo clássico da franquia Halo vazaram online, incluindo a icônica demo de 1999 apresentada na Macworld. O vazamento revelou builds jogáveis de antes da série ser conhecida como um dos pilares da Xbox e até mesmo antes de se tornar um FPS.

Foto: Reprodução/twitter/VinciusMedeiro6/Bungie

LEIA TAMBÉM

► Honor of Kings é o jogo mobile mais lucrativo de 2024
► Confira a lista com os piores jogos de 2024 no Metacritic
► Códigos de Zenless Zone Zero ZZZ dezembro 2024 e como resgatá-los

O Que Foi Vazado?

Os arquivos, somando mais de 100 GB, incluem conteúdos cortados dos jogos originais da franquia desenvolvidos pela Bungie, como mapas de multiplayer planejados para a versão PC de Halo: Combat Evolved e elementos descartados de Halo 2. O destaque, porém, é a demo perdida da Macworld de 1999, que apresenta Halo como um jogo de ação em terceira pessoa originalmente exclusivo para Mac.

Conflito Entre Modders e 343 Industries

O vazamento parece ter origem em um projeto colaborativo entre o estúdio Halo Studios (antiga 343 Industries) e a equipe de modders Digsite, que visava restaurar conteúdos cortados para a Master Chief Collection. No entanto, membros da equipe de modders recentemente deixaram o projeto devido à falta de pagamento e suporte.

Um ex-integrante do Digsite afirmou: 

"Ficou claro que [o sucesso do demo da E3 2003 restaurado] levou a Microsoft a exigir mais entregas desse nível, mas sem nos oferecer remuneração ou recursos". Apesar disso, a equipe negou qualquer envolvimento direto no vazamento.

Impacto e Reação da Comunidade

Os fãs agora podem experimentar pela primeira vez versões históricas do jogo, incluindo a demo de 1999. O material vazado também reacendeu debates sobre preservação de jogos e valorização de criadores independentes.

Enquanto isso, a Microsoft reformulou a 343 Industries como Halo Studios, confirmando que está trabalhando em novos títulos utilizando a Unreal Engine 5. O vazamento reforça o legado e a complexidade do universo Halo, oferecendo aos jogadores uma rara oportunidade de explorar seu passado.