Games

Nova pesquisa do Steam mostra crescimento de GPUs AMD

Nova pesquisa do Steam mostra crescimento de GPUs AMD

A recente pesquisa Steam mostrou um excelente desempenho das GPUs AMD, elevando a participação geral da marca para mais de 16% do mercado.

Considerando as 25 GPUs que mais melhoraram sua participação no último trimestre de 2024, recorte que normalmente é dominado por GPUs de médio porte, temos a Radeon 6800 XT encabeçando a lista, assim como os modelos 6900XT e 7900XTX.

Outras GPUs de alta performance na lista de melhora na participação de mercado mês a mês são os modelos RTX 2080 e 2080 Ti além das versões para notebook RTX 3070 Ti Laptop e RTX 4080 Laptop.

Já no percentual geral de uso, dominado pela Nvidia, podemos perceber que as GPUs integradas da AMD começam a figurar bem alto na tabela, com o índice alavancado pela adoção de GPUs integradas aos CPUs Ryzen da plataforma AM5 em todas as categorias e nas três ultimas gerações.

O mais incrível desse dado é que as GPUs integradas AMD Radeon Graphics e AMD Radeon™ Graphics já somam uma quantidade (4,62%) superior aos integrados da Intel, Iris Xe Graphics e UHD Graphics somados (4,55%) mostrando haver de fato uma grande adoção de CPUs com vídeo integrado de alta performance para a categoria.

A porcentagem é tão alta que levaria o vídeo integrado da AMD para a quarta posição geral, perdendo apenas para as GeForce RTX 3060 (6,02%), 4060 Laptop (5,04%) e 4060 (4,86%).

Já entre as GPUs de alta performance o salto de participação da Radeon RX 7900XTX foi tão notório que a placa já figura a frente de outras GPUs famosas e bem mais baratas como as queridinhas Radeon RX 6750 XT e 6600XT ou mesmo GPUs fortes da série RTX como toda a linha 2080, comum, Super e Ti ou mesmo a popular 1650 Super entre outras.

Esse pode ser um reflexo do bom desempenho do modelo de alto desempenho frente ao preço praticado mundo afora, o que trouxe a placa como uma opção viável para quem queria uma GPU forte sem gastar muito no último trimestre de 2024.

Com desempenho prático geralmente acima da RTX 4080 na maioria dos games, custando bem menos, a versão completa do chip RDNA3 da AMD chama atenção do usuário médio que quer entrar no seguimento de alto desempenho sem gastar tanto.

A melhora nas tecnologias embarcadas também pode ter sido um fator de impulso, já que o fim do trimestre passado trouxe o gerador de quadros independente, “AMD Fluid Motion Frames 2” (AFMF2) entre outras novidades, sem deixar de lado o bom desempenho em RayTracing em todos os títulos do mercado, e do mecanismo de IA potente com 192 núcleos exclusivos para o recurso.

O “calcanhar de aquiles” da GPU RDNA3, lançada em 2022, continua sendo o Path Tracing, especialmente porque os jogos que adotam a tecnologia usam o “kit de ferramentas” da rival Nvidia que prepara melhor a circunstância para os seus hardwares.

Essa técnica vai um pouco além do Ray tracing calculando a interferência das várias fontes de luz na cena e apesar de pouco adotada já existem 4 ou 5 games que usam o recurso. Nesses casos, o gerador de quadros ajuda, mas pode não salvar a performance geral em todas as possibilidades de configuração desses jogos.

Seja como for, é fato que a AMD avançou na adoção de uma GPU de altíssimo desempenho no quadro do Steam e pode ser um bom sinal para a adoção da nova geração RDNA4 que deve chegar nas GPUs Radeon RX 9070 e 9070XT em março.

Estaremos aqui para testar e trazer para vocês as novidades que a nova arquitetura deve trazer.

-Por Professor Fagner Martinelli