O mercado de games mobile é sem dúvida o maior do seguimento gamer e as razões para isso são várias, desde a praticidade de jogar no celular que está sempre a mão até a casualidade envolvida são fatores relevantes.
Mas é fato também que os jogos para celular ganham a cada dia mais qualidade e complexidade. Alguns dos games mais famosos dos consoles e PCs já desembarcaram nos portáteis com versões super competentes e que até pouco tempo iriam requerer um grande console para serem jogadas.
Com o sucesso do Nintendo Switch aprendemos que o fator diversão e a mobilidade podem ser decisivos na hora do consumidor escolher onde e como vai jogar, as vezes, mais do que números grandes de resolução e FPS.
Mas e se fosse possível unir o melhor dos dois mundos? A Qualcomm acha que pode fazer isso com o novo Snapdragon G3x Gen 1, apresentado durante o evento Snapdragon Tech Summit, o aparelho promete performance máxima para os jogadores que querem mais de um console portátil.
Em celulares modernos, uma série de outras funções precisam aparecer, câmeras, interface e comunicação são fatores que um consumidor espera encontrar e o foco passar mais pelo “assistente pessoal” eletrônico que usamos no dia a dia do que por uma máquina de jogos.
Segundo a Qualcomm, o objetivo agora é criar uma nova classe de dispositivos móveis focada em jogos, tendo outras atribuições como secundárias.
Refrigeração, peso, tamanho e outras características desses dispositivos serão focadas primeiro no objetivo de jogar deixando todo resto em segundo plano. Com design específico para jogar esses problemas podem ser resolvidos sem que haja compromisso com outras funções. Em um celular por exemplo, peso e espessura tornariam o dispositivo menos prático e atraente para o público em geral, algo que não acontece em um modelo focado apenas em jogar.
O enfoque da apresentação foi em dados gerais, está prometido que o equipamento será capaz de Suporte a 4K, 144 Hz e HDR de 10Bits. Contando com a quarta geração da plataforma Snapdragon Elite Gaming, o dispositivo poderá receber atualizações e ajustes de configuração a cada lançamento de jogos, algo semelhante ao que ocorre nos PCs quando novos games são lançados.
Os gráficos vão se adaptar em tempo real para otimizar o desempenho e recursos como o VRS que permite que o dispositivo priorize a parte importante da cena em detrimento do fundo para ganhar performance estarão presentes tal qual existe nos PCs.
Não atoa, a Qualcomm afirma que pretende que seus Snapdragons equipem “os PCs gamer” do universo mobile.
Funcionalidades como o streaming direto dos consoles mais polulares de forma local, ou o uso de serviços em nuvem como o Xbox Cloud Gaming estão no leque de recursos.
Se você joga em celulares sabe de alguns dos principais problemas como o aquecimento exagerado, a ergonomia (pegada) que deixa suas mãos doendo quando joga por muito tempo e o consumo de bateria. Tudo isso deve ser resolvido no design desse novo dispositivo.
A Qualcomm estava trabalhando com a Razer para criar um kit de desenvolvimento para que os estúdios possam otimizar a experiência para o usuário, tirando proveito do sistema de som imersivo com quatro auto falantes, motores feedback háptico e muito mais.
Apesar de não haver previsão de quando o dispositivo chegará ao público, os kits de desenvolvimento já estão disponíveis para esses estúdios. A briga entre pelo mercado de consoles portáteis, onde o Nintendo Switch hoje permanece sozinho promete se acirrar com a chegada dos Snapdragon G3x Gen 1 e do Steam Deck provavelmente em algum momento do próximo ano.