Paciência

🃏 Paciência: o jogo que ensinou o mundo a usar o Windows

Descubra como o jogo Paciência, criado por um estagiário da Microsoft, ajudou a popularizar o uso do mouse e se tornou um ícone cultural do Windows.

Descubra como o jogo Paciência, criado por um estagiário da Microsoft, ajudou a popularizar o uso do mouse e se tornou um ícone cultural do Windows.
  • Paciência (Solitaire no original) por estagiário da Microsoft em 1989
  • Lançado com o Windows 3.0 em 1990
  • Objetivo inicial: ensinar uso do mouse
  • Versão digital baseada no Klondike​

Em 1990, a Microsoft lançou o Windows 3.0, que incluía um jogo de cartas chamado Paciência. Desenvolvido por Wes Cherry, um estagiário da empresa, o jogo tinha como principal objetivo familiarizar os usuários com o uso do mouse, uma novidade na época. A versão digital era baseada na variação Klondike, popular entre os jogos de paciência.​

Origem e Propósito Educacional

O Paciência foi criado para ajudar os usuários a se adaptarem ao ambiente gráfico do Windows, especialmente ao uso do mouse. Através do jogo, os usuários praticavam ações como clicar e arrastar, essenciais para a navegação no sistema operacional. A inclusão do jogo no Windows 3.0 foi uma estratégia da Microsoft para tornar a transição para a interface gráfica mais amigável.​

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Evolução e Popularidade do Paciência

Após seu lançamento, o Paciência tornou-se um dos jogos mais jogados em computadores pessoais. Sua simplicidade e acessibilidade contribuíram para sua popularidade. Com o tempo, o jogo evoluiu, ganhando novas versões e variações, como o Spider e o FreeCell. Em 2012, a Microsoft lançou a Microsoft Solitaire Collection, que reúne várias versões do jogo e está disponível para diferentes plataformas.​

Legado Cultural

O impacto do Paciência vai além do entretenimento. O jogo desempenhou um papel importante na introdução de milhões de pessoas ao uso do computador. Em 2019, o Microsoft Solitaire foi incluído no Hall da Fama Mundial dos Videogames.

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.