Na semana passada, ocorreu um evento que empolgou os fãs do Aranha. Faltando pouco mais de um mês para o lançamento de Homem-Aranha 2 da Marvel no console PS5, está sendo revelada uma ideia mais clara do que pode ser esperado em 20 de outubro. A Insomniac Games forneceu uma visão mais detalhada do elenco de super-heróis e supervilões por meio de novos pôsteres de personagens. Menos de 24 horas atrás, foi realizado um tour pela expansão da Marvel’s New York (e uma olhada nos novos trajes) em Situação da situação. E hoje, é possível explorar o combate, as atividades, a história do jogo e muito mais, graças à extensa experiência prática obtida com uma versão prévia do jogo, enriquecida por informações adicionais da equipe-chave que trabalhou no projeto – o Diretor Criativo Sênior Bryan Intihar, o Diretor Sênior de Jogos Ryan Smith e o Diretor Narrativo Sênior Jon Paquette.
Essa extensa demonstração de jogabilidade ocorreu em algum momento da história, com uma cena tensa de confronto entre Kraven e um Homem-Aranha envolto em simbionte servindo como abertura e conclusão, onde a jogabilidade revelada no início deste ano teve início. Entre experimentos científicos voláteis e arrombamentos de exposições comunitárias que exigem punhos super-heróicos e inteligência para solucionar, há novas atividades para testar Web Wings, crimes para deter, lutas difíceis contra chefes para enfrentar, risadas para serem aproveitadas e ótimo trabalho de personagem para ser apreciado.
Nos dias anteriores ao evento, os jogos anteriores foram revisados para treinar a memória muscular e fazer uma comparação mais precisa do que estava por vir. No momento em que o controlador DualSense precisou ser largado relutantemente, as impressões iniciais foram extremamente positivas: a Insomniac Games está produzindo uma sequência Super Heroica que é mais rica e densa, embalada com uma tonelada de coração. Aqui está o porquê.
A história de duas aranhas: após cada um deles ser o protagonista de um jogo, Peter Parker e Miles Morales têm igual destaque em Homem-Aranha 2 da Marvel. Além das batidas da história principal que guiam a jogabilidade de um ou outro, é possível alternar rapidamente entre eles (o SSD do console PS5 permite a transição quase instantânea para o Spidey com o pressionar de um botão, com o estúdio prometendo alguns momentos divertidos de mudança de perspectiva entre os personagens). Eles compartilham uma série de atividades paralelas, dispositivos Spider e caminhos de atualização de base, mas também têm histórias, missões e habilidades únicas a desbloquear. Os layouts dos botões são idênticos (gadgets de terno mapeados para R1, habilidades únicas para L1, quatro de cada um ativos ao mesmo tempo e ativados em conjunto com um botão frontal), e habilidades semelhantes garantem que não haverá necessidade de reaprender movimentos ao trocar de personagem.
Conjuntos de movimentos evoluídos com história de fundo: o trailer de revelação do jogo mostrava Peter usando seus quatro braços de aranha mecanizados para derrotar os inimigos. O que era apenas um dos muitos poderes de traje personalizáveis do Homem-Aranha original da Marvel agora se tornou seu traje padrão, pelo menos até que o simbionte entre em cena – por razões não reveladas pela Insomniac, mas que serão explicadas no jogo. O mesmo se aplica às duas cores distintas de Miles para seus poderes bioelétricos de Venom, também mostrados no trailer e evidentes em meu jogo. Intihar sugere que esse conjunto de poderes em evolução faz parte do arco da história de Miles. Tanto os poderes mecânicos quanto os elétricos têm sua própria árvore de habilidades, e o XP desbloqueia gradualmente ataques AOE, lançadores multi-inimigos e muito mais. Um dos primeiros favoritos é o Spider Shock, com os braços de aranha mecânicos de Pete avançando diretamente com a velocidade e graça do aracnídeo em que se baseiam – e disparando uma cascata elétrica que frita qualquer um que seja pego em sua teia. A ativação do Wall Smash me trouxe uma sensação de nostalgia, revivendo um momento da sequência de revelação do jogo em primeira mão, quando Peter se equilibra em uma mão e rapidamente chuta um bandido contra uma parede próxima com os dois pés. Há também uma infinidade de opções adicionais para as táticas de combate padrão.
O estúdio continua a incorporar aprendizados de seus jogos PS5 anteriores, como Ratchet & Clank: Rift Apart, com o controlador DualSense transmitindo feedback preciso da situação em sua sensação ao toque, dando uma ideia de como seria usar e empunhar o traje preto.
Dispositivos de aranha para controle de multidões: os icônicos atiradores de teia ainda são taticamente adequados para capturar um único inimigo com um toque rápido de R1. Sua capacidade foi duplicada para doze slots e recarrega rapidamente. Na demonstração, dois gadgets estavam à disposição. Um deles, o Upshot, lança um drone que dispara teias contra inimigos próximos, jogando-os no ar. No entanto, o Web Grabber foi o favorito, disparando teias de todos os lados e puxando rapidamente qualquer coisa presa de volta, preparando-se para um ataque AOE. Isso incluiu até mesmo objetos inesperados, como uma tampa de esgoto que foi lançada contra um grupo com a força e a precisão de um míssil durante uma briga em um beco com ladrões. Isso foi inesperado e hilário.
__________________________________________________________________________________►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA! Caso queira entrar em contato, nos mande uma mensagem através do nosso INSTAGRAM ou do nosso CANAL NO YOUTUBE! Para ver todas as nossas matérias, é só clicar AQUI!
__________________________________________________________________________________
O simbionte selvagem: Desde seu anúncio, o simbionte tem sido um grande destaque, e a demonstração não hesitou em mostrar o incrível poder do Traje Preto. Pete já estava usando-o no início da demo e, assim como seus braços mecânicos, ele tem sua própria árvore de habilidades, com quatro ataques já mapeados e preparados para minha primeira briga com um grupo de Caçadores de Kraven. Conforme visto na revelação do jogo, é possível lançar gavinhas que agarrarão e levantarão automaticamente os inimigos nas proximidades, antes de jogá-los poderosamente de volta à terra. O Symbiote Strike faz com que o traje envolva Peter em uma massa contorcida que dispara para frente, impulsionando e adicionando espinhos adicionais para lançar um inimigo para trás, enquanto o Symbiote Punch é um lançador poderoso que deixa os inimigos atordoados e no ar, prontos para combos subsequentes. Durante as lutas de Peter, a palavra “brutal” sempre vinha à mente, com áudio impactante, espetáculo visual e feedback do controlador trabalhando juntos para transmitir a sensação de um Peter fortalecido, apoiado por simbiontes. O Symbiote Surge especial, ativado com L3 + R3, é um ataque selvagem, giratório e agressivo que permite mirar manualmente e aterrissar permanentemente os inimigos. Sua estreia ocorre no clímax de uma crescente briga de laboratório que encerra a missão da primeira história da demonstração e me deixou impressionado.
A demonstração apresentou uma variedade de exemplos de atividades paralelas e oportunidades incidentais. Além de ainda ser possível interagir com civis ou tirar fotos, é possível pegar Spider Bots (cada um emulando um traje específico do Homem-Aranha ao longo dos anos), implantar Web Wings e perseguir Talon Drones, usando seu próprio turbilhão para alcançá-los ou descobrir caixas de arsenais subterrâneos reapropriadas. Um toque rápido no botão analógico ativará o visor para destacar visualmente as atividades próximas.
Sino do Caçador: Embora a Insomniac possa encontrar novas abordagens e surpresas inesperadas relacionadas ao Traje Preto, eles mantêm um elemento-chave do seu enredo: sua hipersensibilidade ao som. Uma cena tensa em uma igreja que abre a demonstração não apenas revela (e vende) espetacularmente essa característica antiga, mas também estabelece Kraven como uma presença intrigante e autoconfiante (Intihar o chama de “imprevisível”) ao confrontar seu adversário. A Insomniac destaca que ele é uma anomalia relativa na galeria de vilões do Homem-Aranha: ele não é motivado pela vingança, nem tem uma história pessoal entrelaçada com o elenco principal do Aranha. Paquette atribui parte fundamental de sua personalidade à necessidade de encontrar alguém “maior, melhor e mais forte” do que ele.
Monstros e transformações: Marvel’s Spider-Man 2 marca uma mudança temática em relação aos dois primeiros jogos. A maioria dos vilões nos dois primeiros jogos, bem como na narrativa de Homem-Aranha: A Cidade que Nunca Dorme da Marvel, estava relacionada à tecnologia. Para esta sequência, a Insomniac optou por se afastar desse tema, procurando vilões – ou monstros – que pudessem oferecer algo diferente tanto em termos narrativos quanto de jogabilidade. Personagens como Lagarto e Venom são monstruosos e também abordam o tema da transformação. Até o Senhor Negativo, um vilão que está retornando, incorpora essa temática, não apenas em suas próprias transformações, mas também em como ele afetou a vida de Miles com a morte do pai de Miles, Jefferson Davis. E quem melhor para enfrentar monstros do que um caçador como Kraven?
O aplicativo Friendly Neighborhood Spider está de volta. Não foi possível explorá-lo completamente, mas pop-ups ocasionais na tela forneceram informações sobre crimes relatados por pessoas próximas.
Caçado, conheça Caçador(es): Qualquer medo de ser dominado criminalmente contra criminosos é rapidamente eliminado nas várias lutas contra os Caçadores de Kraven. Esses grupos são consistentemente grandes em número e apresentam múltiplas ondas de tipos de inimigos diversos e desafiadores. Os Talon Drones voadores e mecanizados atacam à distância, enquanto suas contrapartes de quatro patas emitem campos anuladores que bloqueiam suas habilidades até serem derrotados (e surpresa! Eles explodem após serem abatidos). Alguns Caçadores humanos lançam explosivos, como minas multiterrestres ou granadas venenosas, enquanto outros disparam redes eletrificadas ou criam campos eletrizantes. Também há inimigos com escudos, artilheiros e aqueles que usam adagas gêmeas. Enfrentar esses inimigos é um verdadeiro desafio.
Esquivar: Desviar de punhos, balas, garras e muito mais continua sendo uma habilidade fundamental do Sentido de Aranha e do uso do botão de esquiva. Agora, Peter e Miles têm a opção de esquivar, com ataques específicos indicados por um círculo amarelo que fica vermelho quando um inimigo se aproxima, permitindo que o jogador toque em L1 para executar a esquiva corretamente. A demonstração testou a habilidade de esquiva em um encontro de mini-chefe, um Caçador brutal empunhando um machado perto do final da luta de laboratório, mostrando que a esquiva bem-timed é a maneira mais rápida de derrotá-lo. Alguns ataques não podem ser esquivados, exigindo movimentos rápidos para evitar ser atingido.
Web Wings: Uma maneira rápida de se locomover em áreas baixas, rios e no Central Park. Ao tocar em Triângulo enquanto estiver no ar, as asas de teia se abrirão, permitindo que você mergulhe e voe controlando com o controle esquerdo. Elas podem ser combinadas com balanços e túneis de vento estrategicamente localizados na cidade para alcançar rapidamente o próximo objetivo ou apenas aproveitar alguns combos de manobras aéreas.
Harry e as amizades: Esta é uma área de spoiler da história, então, se você preferir descobrir os arcos narrativos do jogo por conta própria, pule para o próximo parágrafo. Nossos heróis têm que lidar não apenas com o aumento do crime, mas também com as complexidades de novas amizades e encontros com rostos familiares. A história se passa nove meses após os eventos de Homem-Aranha da Marvel: Miles Morales. No mundo do Homem-Aranha da Marvel, Harry Osborn é o melhor amigo de Peter desde o ensino médio. Eles são tão próximos quanto irmãos, unidos pelo amor pela ciência ambiental. Harry estava ausente por um tempo (viajando pela Europa, na verdade, isolado do mundo por uma doença desconhecida), e a demonstração revela o novo equilíbrio em sua amizade: Harry sabe que Peter é o Homem-Aranha (e que Miles também é), Peter está usando o Traje Preto, e eles estão tentando encontrar uma possível cura para a doença de Harry. O estúdio está explorando as complexidades das amizades sobrepostas e conexões mútuas, seja provocando no recente trailer da história ou explorando a ligação afetiva entre Harry e Miles enquanto este último balança pela cidade.
Quebra-cabeças, precisão e dispositivos: Como mencionado no início da demonstração, Peter e Miles precisam usar a inteligência, além de suas habilidades de combate. Um dos primeiros quebra-cabeças consiste em limpar uma cadeia de DNA, removendo átomos corrompidos sem danificar os saudáveis. Em seguida, há uma sequência em que você precisa navegar dentro de um gigantesco acelerador de partículas, realinhando ímãs e ajustando cuidadosamente os gatilhos adaptativos do controle DualSense para posicionar cada um corretamente. Posteriormente, como Miles, você controla um Spider Bot através de dutos de ventilação e distrai possíveis ladrões para reativar as portas de segurança de uma exposição comunitária trancada. Essas interações fornecem uma boa variedade em relação ao combate e à travessia.
J. Jonah Jameson: A voz característica das notícias (distorcida) não apareceu durante minha visualização, mas perguntei a Jon Paquette sobre ela, considerando sua nova posição como proprietário do Clarim Diário (como provocado no final da história em quadrinhos prequela), e se pretendiam trazer alguma nuance ao personagem. A resposta foi breve e direta. Não há motivo para preocupação, pois a arrogância característica de Brushtop não vai desaparecer tão cedo.
Piadas de Aranha: Apesar de haver alguns temas mais sombrios no jogo, o humor e os comentários engraçados estão presentes em abundância. Durante a sequência de laboratório, há três ou quatro momentos que me fizeram rir bastante. Seja Harry entoando silenciosamente “sem buracos negros, sem buracos negros, sem buracos negros” enquanto ativa o acelerador de partículas, Pete sussurrando para um caçador imponente, empunhando um machado e vestindo pele de urso “mas não tenho mel” antes de ser atingido por uma janela, o humor de Parker é representado e perfeito.
Uma história com coração: O elenco de dubladores está entregando suas falas com a gravidade necessária. A resolução de Kraven pode ser sentida em cada palavra pronunciada por Jim Pirri. Breves dicas sobre a interpretação de Tony Todd como Venom, ouvidas nos trailers até agora, são arrepiantes. Durante minha visualização, uma cena mostrando Miles no túmulo de seu pai o retrata pronunciando as palavras: “Eu sou o Homem-Aranha – posso fazer tudo sozinho”. Essa linha é entregue por Nadji Jeter de forma sutil, misturando força, esperança e incerteza. Estou ansioso para ver o que o futuro reserva para os personagens por trás das máscaras, assim como as reviravoltas inesperadas que acontecem enquanto eles as usam.