Games

Pokémon X Palworld: Nintendo processa a criadora do jogo de monstros com armas

A acusação é de que o jogo infringe várias patentes da empresa, principalmente relacionadas a inovações de jogabilidade.

A Nintendo e a The Pokemon Company (TPC) entraram com um processo no Tribunal Distrital de Tóquio contra a desenvolvedora japonesa Pocketpair, responsável pelo jogo Palworld. A acusação é de que o jogo infringe várias patentes da empresa, principalmente relacionadas a inovações de jogabilidade.

Foto: Pocketpair/Divulgação

No Palworld, os jogadores podem criar, armar e até comer criaturas chamadas Pals, que apresentam fortes semelhanças visuais com os famosos Pokémon. Em janeiro, a TPC havia anunciado uma investigação sobre essas semelhanças, principalmente por causa das criaturas “com armas”.

Confira todos nossos guias de Palworld

Palworld: 10 melhores dicas e truques para iniciantes
Palworld: como encontrar e vencer as dungeons
Palworld: confira as localizações das dungeons no jogo
Palworld: Jogadores descobrem que é possível capturar e vender humanos
Palworld: Guia completo das melhores armas e como obtê-las
Palworld: Como chocar os ovos encontrados
Palworld: Como conseguir chaves para abrir baús secretos
Palworld: confira os melhores monstrinhos iniciais
Palworld ganha Palpedia: um Guia completo criado por um fã do jogo
Palworld: guia das torres, ordem e localizações dos chefes
Mods de Palworld Transformam ‘Pokémon com Armas’ em ‘Digimon com Armas’
Palworld: Como capturar o lendário secreto do jogo
Palworld: como mudar sua base de local e transferir recursos

Após uma análise detalhada do conteúdo, a Nintendo concluiu que o jogo Palworld viola direitos de patentes e está buscando uma proibição judicial do jogo, além de compensação financeira pelos danos causados. No entanto, a empresa não especificou quais patentes estão sendo violadas.

Embora muitos fãs tenham notado a semelhança entre os Pals e os Pokémon, a Nintendo está concentrada na violação de patentes, e não em questões de direitos autorais, sugerindo que a ação judicial está mais voltada para as inovações de jogabilidade do que para as características visuais.

Palworld teve acesso antecipado lançado em janeiro de 2024 para PC (Steam e Microsoft Store), Xbox One, Xbox Series X/S, e está disponível no Game Pass. Em fevereiro, o jogo já contava com mais de 25 milhões de jogadores, com 15 milhões de cópias vendidas apenas na Steam.