Games

Pro-player de CS:GO da Ucrânia morre em batalha na guerra

Descrito como herói nacional, Ostap 'Oni' Onistrat era jogador profissional de Counter-Strike

Foto: Ostap Onistrat)

O renomado competidor de Counter-Strike da Ucrânia, Ostap ‘Oni’ Onistrat, foi tragicamente morto em um confronto na incessante guerra entre Ucrânia e Rússia, aos 21 anos. Ostap, conhecido no campo de batalha de Vuhledar, região de Donetsk, como um corajoso lutador pela Ucrânia, encontrou seu fim em 3 de junho, vítima de estilhaços de combate, conforme o Ministério da Defesa ucraniano. Essa localidade vem sendo palco de confrontos particularmente violentos na luta pela retomada do território ocupado pela Rússia.

O torneio de Counter-Strike: Global Offensive mais recente em que Ostap Onistrat participou, segundo informações da Sportskeeda, foi o Campeonato ZUEL de 2021. Na ocasião, Ostap representou a equipe ucraniana Libertatem, que se consagrou vice-campeã.

Sergey Bezhanov, técnico de CS:GO da equipe ucraniana Monte Esports, homenageou o jovem competidor: “O promissor jogador ucraniano de CS perdeu sua vida enquanto defendia a Ucrânia e todos nós. Honra ao herói! Apenas 21 anos”.

De acordo com uma nota emitida pelo Ministério da Defesa da Ucrânia, quando Ostap Onistrat se alistou no exército para defender seu país, seu pai, Andriy, um conhecido banqueiro ucraniano, decidiu que deveria estar ao lado de seu filho no campo de batalha. 

“Ele almejava protegê-lo, resguardar seu valente menino dos horrores da guerra… Há dois dias, a vida de Ostap foi brutalmente interrompida por estilhaços inimigos. Mais um pai ucraniano sofre a perda de seu filho. A Ucrânia lamenta a perda de mais um de seus filhos. A perda é irreparável. A vitória é inevitável. Todos nós devemos isso a Ostap”.

No conflito, Ostap atuava como operador de drones na 68ª brigada Jaeger. As estatísticas mais recentes da Reuters apontam que a guerra já vitimou 62.295 pessoas, deixou 60.000 feridos e cerca de 15.000 desaparecidos. Além disso, aproximadamente 17 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar. Com a Ucrânia atualmente em uma contra-ofensiva multifacetada contra as forças russas, não há previsão para o fim deste conflito.

Em uma mensagem emocionante, o pai de Ostap Onistrat, Andriy Onistrat, compartilhou suas emoções: 

“Organizando os pertences de Ostap. Muitos sentimentos se misturam. Dói. Eu comprei muitas coisas para ele. Ele me perguntou sobre algumas delas. Agora são apenas memórias. Memórias que pesam e são impossíveis de carregar. Orgulho.”

Fonte: PCGamer