Games

Projeto de Lei para Esporte Eletrônico é aprovado na Assembleia do ES

Mostrando pioneirismo e visão, assembleia aprova projeto que ajuda a profissionalizar atletas digitais no Espírito Santo.

Dando um passo a frente no cenário nacional e em direção ao futuro a Assembleia Legislativa do ES aprovou o PL 190/2021 que agora vai para a sanção do Governador Renato Casagrande.

O projeto, aprovado pelos deputados na tarde desta terça-feira (14) e de autoria do deputado estadual Emílio Mameri (PSDB-ES), promove uma legislação moderna, dando o reconhecimento do Espírito Santo como fomentadora da atividade esportiva a Confederação, Federação, Liga e entidades associativas que normatizam e difundem a prática do esporte eletrônico (e-Sport).

“O esporte virtual, bem como qualquer outra prática esportiva, tem a capacidade de fomentar a boa convivência humana e o desenvolvimento intelectual e cultural dos participantes. Regulamentando-o, estaremos potencializando essas capacidades e dando a oportunidade para que os atletas possam ter uma legislação como nos demais esportes.
O crescimento do e-sport no Brasil nos motivou a regulamentar e incentivar a prática aqui no Espírito Santo”, ressaltou. 

O projeto também coloca o dia 24 de junho como o “Dia Estadual do Esporte Eletrônico”.

Esse projeto é de suma importância para legitimar a prática e permitir que mais e mais jovens se profissionalizem. Grandes empresas e clubes já mantem times de algumas modalidades mas é importante que entidades se organizem com o respaldo do estado o que melhora a captação de recursos, descoberta de novos atletas e patrocínios locais para a realização de eventos.

Conheça mais sobre o assunto:

O desporto eletrônico ao contrário do que muitos não engajados possam imaginar é um negócio sério e que movimenta milhões de dólares todos os anos.  

Foto: IntenseGame/Divulgação
Time de PUBG da @intensegamegg em reunião antes de uma partida.

Esses jogadores profissionais tem rotinas similares a de um atleta convencional, com alimentação balanceada e sono regulado por equipes de saúde que incluem de nutricionistas a psicólogos, os jogadores contratados fazem suas horas de treino acompanhados por técnicos no jogo em casas preparadas para trabalharem na modalidade chamadas de “Gaming Houses” que são equivalentes as concentrações dos times de futebol.


Mais sobre o e-Sport no Brasil

Grandes times do cenário nacional, mais conhecidos pelo futebol como o Flamengo, tem equipes de e-Sports atuando em campeonatos já a alguns anos e as competições não param de crescer. Empresas como Magazine Luiza através de Kabum e Netshoes também tem seus times.

Foto: Flamengo eSport/Divulgação
Flamengo Campeão do CBLoL 2019

Nesse novo campo do desporto, o eletrônico, novidade que surge a medida em que games competitivos são cada vez mais populares e acessíveis. Se tornar um atleta profissional de esportes eletrônicos já aparece na preferência dos jovens. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Data Favela, em parceria com a Locomotiva Pesquisa e Estratégia e a Cufa (Central Única das Favelas), 96% dos jovens moradores de comunidades do Brasil gostariam de ser gamers profissionais um verdadeiro olé no bom e velho futebol.

Foto: LoLLegendsBR/Divulgação
Estádio lotado no Brasil para assistir os times INTZ vs Pain Allianz Parque, Final do CBLoL em 2015

Como você pode ver os esportes eletrônicos vem trazendo torcedores aos estádios no Brasil a muito tempo. Um marco regulatório no estado vai permitir que atletas sejam profissionalizados mais facilmente, que empresas e entidades promovam a prática desse tipo de esporte e que o estado do Espírito Santo esteja na vanguarda dessa evolução.

Assim como no futebol, que teve nos seu início no Brasil obstáculos a organização e preconceitos em relação aos atletas, com os e-Sports não é muito diferente, mas com ações como a do deputado Emílio Mameri (PSDB-ES) podemos dar legitimidade e reconhecimento a prática.

Foto: @Ronaldo no Instagram
Ronaldo Fenômeno agora é atleta eletrônico.

Falando em futebol, o nosso conhecido camisa 9, Ronaldo Fenômeno, não só está entrando na área do e-Sport como está se tornando um jogador e streamer (pessoa que faz transmissões online de suas partidas) no canal RonaldoTV na plataforma Twich

Ronaldo também está promovendo um campeonato com premiação de 50 mil reais no game Call of Duty: Warzone, onde ele mesmo atua como atleta no game de tiro em primeira pessoa.

O campeonato será transmitido em seu canal dia 21 de dezembro de 2021 a partir das 19 horas.