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Review: Amored Core VI é um dos melhores jogos de mecha atuais

FromSoftware e Bandai Namco surpreendem a trazer um dos melhores títulos atuais

Foto: From Software/Bandai Namco

Atualmente, FromSoftware é um nome comum para qualquer jogador. O estúdio que conseguiu alçar a notoriedade de ser conhecido como um dos melhores com seus jogos, foi também aonde nasceu um novo tipo de jogo: o soulslike. 

Somado a isso, títulos com qualidade incomparável os tornaram um estúdio que lança poucos jogos, mas todos são AAA. Diferente dos dias de hoje, o estúdio já publicou mais jogos (alguns de qualidade questionável), antes de lançarem Demon’s Souls, sendo o primeiro jogo que mostrou o diferencial das mentes imaginativas do estúdio.

E posso dizer que quando escrevi as primeiras notícias que Armored Core VI estava sendo produzido, fiquei animado com a possibilidade. O primeiro jogo da série foi lançado em 1997 para PlayStation e já era uma jóia pouco conhecida para o console. Joguei na época e gostei (gosto muito do tipo de jogo) e fiquei, claro, esperando mais.

E pensar: como será um jogo da série de mechas com todas essas raízes souls? Elementos se misturam no jogo, com toda certeza, mas ainda É um jogo de ação de robôs gigantes pilotáveis. Armored Core VI Fires Of Rubico surpreende por ser uma mistura de tudo que amamos na FromSoftware.

Foto: From Software/Bandai Namco

Apresentação

Ao se deparar com muitos reviews que já saíram, alguns revisores trataram que o jogo pode ser monótono, chato, sem inspiração. Eu não consegui ver isso. Pelo contrário, já nas primeiras telas em que somos apresentados ao nosso mecha, fiquei maravilhado com a quantidade de detalhes, de cada pecinha nele se movendo e funcionando.

Rubicon tem em sua estrutura e geografia desertos, cidades destruídas, campos nevados e o mais legal é que tudo a sua volta mostra o tamanho do seu ‘robô gigante de combate’. Tudo lembra um mundo pós-apocalíptico, marcado por uma guerra duradoura e devastadora. 

Quer cor? Jogue um Sonic ou Super Mario. Aqui é lugar de tiro, porrada e bomba, com muita destruição para todo lado. 

Foto: From Software/Bandai Namco

O própio mecha tem centenas de peças personalizaveis, onde você pode decidir como será a estética do Armored Core. Quer um robô que parece que saiu de um ferro-velho? Você pode. Quer outro com ângulos incríveis, curvilíneas e elegância? Você pode.

Detalhes como as pernas do Armored Core acendendo ou raspando estão presentes no jogo, assim como os propulsores que aumentam ou diminuem conforme você acelera ou desacelera. Detalhes pequenos, mas que dão uma imersividade no jogo que dá vonta de controlar o AC apenas para tentar ver estes detalhes.

Outro ponto que me deixou boquiaberto é o HUD (interface) do jogo, limpa, organizada e mínima. Tudo está no meio da tela, aonde você precisa dar aquela olhada rápida no meio de lutas frenéticas (e difíceis). O som se destaca nessa parte, pois diversos avisos sonoros te ajudam naquele momento que você não pode tirar os olhos de um inimigo. E acredite: serão VÁRIOS esses momentos.

Jogabilidade

O jogo começa te colocando em uma missão que é um grande tutorial. O jogo não te ‘entrega’ simplesmente tudo de mão beijada, mas os contatos no rádio vão te explicando o que você deve fazer para que você entenda como progredir e controlar a sua Armored Core.

E logo no começo do jogo, a primeira grande surpresa: as batalhas contra os chefes. O helicóptero de ataque gigante que aparece como chefe do primeiro estágio É DIFÍCIL! Você terá que jogar algumas vezes antes de conseguir derrotá-lo. 

Foto: From Software/Bandai Namco

E para isso, você terá que aprender os movimentos do seu mecha: correr, atirar, voar, desviar, atacar com a espada, muitas vezes tudo isso ao mesmo tempo. E quando você passa a dominar os comandos tudo se dá de uma maneira natural e extremamente prazerosa. 

Tudo isso aliado a uma trava de mira, rastreio automático de câmera e, muitas vezes, mira automática. Devemos lembrar que Armored Core VI Fires Of Rubicon é um jogo, não um simulador de mecha.

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Conteúdo

O jogo leva em média 20 a 25 horas para ser fechado e alcançarmos um dos finais, isso porque a luta contra os chefes tomam tempo. As missões em geral são curtas e simples, com os chefes tomando um bom tempo de gameplay.

Mas o que é muito interessante é o jogo+, que pode ser iniciado diretamente após fechar o jogo pela primeira vez. O jogo terá novas missões alternativas, 3 finais alternativos (sendo que um deles você deve estar jogando pela segunda vez).

E uma das coisa que mais nos prende em um Armored Core: A GARAGEM! Você que gosta do estilo do jogo ficará horas montando seu mecha e tentando coletar peças secretas para melhorá-lo. 

Foto: From Software/Bandai Namco

E acredite: a diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar nas peças escolhidas para o seu mecha. Não adianta pensar apenas no design, você tem que pensar na funcionalidade e como irá funcionar em combate. O jogo tem ainda personalização com a possibilidade de editar decalques no mecha todo.

Para quem procura mais lutas, também existe um PVP online. Não experimentei o modo para esta análise, mas pelo que foi mostrado anteriormente, este deve ser um momento divertido para aqueles que procuram aprimorar suas construções e encontrar as melhores estratégias de queijo. Lançadores duplos de 10 mísseis e espingardas Zimmerman duplas são uma ótima combinação, que pode ou não ser uma bagunça.

Veredito

Armored Core VI Fires of Rubicon é mais um dos grandes jogos da FromSoftware e já pode ser colocado ao lado dos outros títulos que fizeram o estúdio alcançar sua fama. O jogo traz alma a franquia, nos deixando com vontade jogar mais para poder testar todas as variações do que podemos fazer com nosso mecha.

As lutas contra os chefes se tornaram os grandes climax do jogo, com variedade e com muita, mas muita diversão (e um pouco de frustração para aqueles que conseguiriam passar de primeira). Os estágios trazem um design interessante, demonstrando que você está sim em um robô gigante, quase do tamanho de um prédio.

Gráficos lindíssimos (o setup completo do nosso PC pode ser visto abaixo), trilha sonora ótima e uma história que é ao mesmo tempo, simples, mas com um grau de profundidade que nos faz querer cavar mais, ‘Armored Core VI Fires Of Rubicon’ mostra como uma série que já era boa pode se tornar excelente (e uma das melhores).

Setup PC /GAMES

Processador: Ryzen 7 5700X (8/16)
Placa Mãe: MB B550m Maxsun Terminator
RAM: 32GB DDR4 3600 Kingston Fury Beast (2x16GB)
Armazenamento: 1TB NVMe WD_Black 2TB
1TB SSD SATA (2×512)
2TB Barracuda Mecânico
Placa de vídeo: PowerColor AMD Radeon RX 6600XT Red Devil
Alimentação: SuperFrame 700w
Gabinete: Mancer Kevlar
Headset: Cloud II HyperX
Microfone: QuadCast HyperX
Teclado: Alloy Origins 65 RGB HyperX
Mouse: Gamer Fallen Pantera Pro Wireless Preto
Joystick: GameSir T4 Pro
Sistema Operacional: Windows 11 Pro