Há algum tempo, me proporcionei um desafio: fechar todos os jogos lançados da série Castlevania de plataforma em 2D, do Nintendo 8-bits até o último lançado no Nintendo DS, Castlevania: Order of Ecclesia.
Jogando um por um, pude apreciar a evolução de um jogo, com toda sua história, nuances e gráficos, sons e trilhas-sonoras em comuns. Os jogos não tem ligação apenas pelo nome, mas dá para sentir a paixão dos desenvolvedores, jogo após jogo (apesar de a série ser da Konami, times diferentes participaram do desenvolvimento de cada título).
Os últimos jogos se destacam pelo gênero que os consagraram: Metroidvania. Esse apelido é dado a jogos que tem em seu estilo ação com exploração, um grande mapa que exige indas, vindas e muitos itens para se encontrar enquanto se ganha experiência para deixar o protagonista mais forte.
Este nome foi dado devido à mistura de estilos entre o jogo Metroid (da Nintendo) que desde o primeiro título já continha elementos de exploração e itens para se conseguir progredir no jogo e o estilo de ação de Castlevania, que ganhou esse título com o game de Playstation Castlevania Symphony of the Night, que levou o gênero ao seu pico.
Ao terminar o último game, fiquei com um gosto de quero mais. Joguei ótimos jogos no estilo roguelike e metroidvania, como Hades, Dead Cells, Rogue Legacy 1 e 2, entre outros. Porém… eu queria mais Castlevania. Queria mais daquele universo, queria mais do gênero daquela história e do estilo e jogabilidade. Joguei então Rondo of Blood no Playstation 4, mas já jogara anos atrás no PSP, na versão refeita para o console. Ainda faltava algo.
E eis que surge… INFERNAX.
Desde o dia em que foi anunciado, comecei a prestar atenção no game, que me chamou a atenção com seus gráficos no estilo 8-bits e trailers que me deixavam animado a cada novo update do desenvolvimento.
O prometido estilo Metroidvania foi o que mais me prendeu as possibilidades do jogo, pois gosto de ter um jogo pronto para ser explorado, mesmo que isso requeira idas e vindas em um cenário. E Infernax é justamente nesse estilo.
Infernax não é Castlevania, mas utiliza elementos deste e de vários outros jogos famosos e clássicos para compor um game único e difícil, em um estilo 8-bits nostálgico. E coloca difícil nisso.
Mas afinal, oque é Infernax?
Infernax trata das aventuras de um poderoso cavaleiro que regressa a uma pátria atormentada por uma magia das trevas. Desvende os mistérios em torno da maldição e enfrente as consequências de suas ações.
Ao longo da tua missão para encontrar e destruir a origem desta corrupção por quaisquer meios necessários enfrentarás criaturas implacáveis, monstros perigosos e terrenos precários.
O jogo te permite seguir um caminho de herói, neutro ou ser um vilão. A escolha é do jogador e irá mudar os rumos do jogo e o final.
Dificuldade a toda prova
A primeira coisa que você tem que saber sobre Infernax é que ele é difícil. Mas não é uma dificuldade injusta, é difícil pois você é punido por qualquer erro que cometa. Mesmo os primeiros inimigos mais básicos do jogo são difíceis de se derrotar, requerendo de dois a três golpes para liquidá-los, e dão muito dano quando te atingem. O padrão deve ser entendido até que se consiga lidar melhor com eles.
Tem inimigos particularmente difíceis de se acostumar, pois, ou possuem resistência a empurrão dos golpes, ou lançam machados, lanças e outros objetos contra o protagonista, ou tem tudo isso e mais um ataque que se acertar é morte certa.
Além disso, temos inimigos com movimentação imprevisível, que estão se movendo para um lado e em dado momento começam a ir para outro lado, se diferenciando de inimigos de jogos do gênero que seguem sempre um padrão único de se movimentar de um ponto ao outro sem nunca modificarem este padrão.
O jogo possui também elementos de plataforma, com armadilhas nos cenários que vão desde magma, poços sem fundo, lanças e espinhos que ou causam muito dano, ou causam morte instantânea. Muitas vezes o jogo combina diversos destes elementos na tela e saltos precisos são necessários para conseguir superar estes obstáculos.
Para avançar o jogador terá que se acostumar com o pulo do personagem (que é muito parecido com o dos primeiros Castlevanias, até mesmo na animação), o alcance do seu ataque e também na mecânica de defender ataques projéteis com seu escudo. O pulo tem a vantagem do jogador poder reposicionar o protagonista em pleno ar, diferente dos primeiros Castlevanias.
Mais do meio para o final do jogo, lidar com os inimigos fica mais fácil, devido aos aprimoramentos das armas, defesa e da vida ganha. Porém, elementos de plataforma poderão tirar a paciência até daqueles que fecharam Dark Souls no nível mais difícil.
Um detalhe engraçado (e sangrento) no jogo são as animações das mortes: quando o protagonista morre devido a um ataque, a tela fica toda vermelha e o que se vê é a silhueta do personagem e o inimigo continuando a atacá-lo, sem piedade, até a tela de “game over” e “continue” aparecer.
Os chefes do jogo são um capítulo a parte. São enormes, difíceis e muito criativos. Tem formas bizarras que fazem o jogador se pensar como fará para vencer aquela criatura nojenta que se encontra na tela.
Porém, sinto que os chefes poderiam ter sido um pouco melhor trabalhados, pois tem poucos padrões de ataque que após decorados, os fazem mais fáceis que alguns inimigos comuns do jogo, só precisando de mais tempo de batalha para poderem levar mais golpes.
Mesmo com esse “problema”, o jogo compensa com todo o resto, fazendo também muitas homenagens aos jogos que o inspiraram. De cara posso citar dois jogos com homenagens explícitas em Infernax: Castlevania (óbvio) e Zelda 2: The Adventure of Link.
Jogo tem diversas homenagens a clássicos dos 8-bits
Infernax traz em seus gráficos, jogabilidade e sistemas diversas homenagens a jogos antigos. Na cidade principal do jogo, você lembrará de Zelda II, com suas casinhas e NPCs.
O ciclo dia e noite do jogo é idêntico ao de Castlevania 2, inclusive com inimigos ficando mais fortes e diferentes durante o período da noite, aumentando a dificuldade em geral do jogo. Eventos também acontecem somente durante determinado período, como uma quest em que ladrões só aparecem a noite em uma ponte.
O game também traz cenas animadas para momentos importantes, mas ainda assim condizendo com o restante dos gráficos do jogo, lembrando Ninja Gaiden do Nintendo 8-bits.
O jogo é rápido e cheio de ação, com o jogador tendo que realizar múltiplas ações para conseguir sobreviver, com a música do game te deixando no clima para isso. E falando em música…
A Trilha Sonora de Infernax é uma das melhores dos games do gênero
Algo que me chamou a atenção desde o começo do jogo foi sua trilha sonora. Confesso que sou um ávido consumidor de trilhas sonoras de games. Por vezes, enquanto estou escrevendo, estudando ou mesmo passando um tempo longe dos games, estou ouvindo a trilha sonora de algum jogo que gosto.
Infernax tem muitas e variadas faixas em sua trilha sonora, muitas com um tom mais sinistro e macabro, como os de Castlevania e outros lembrando Ninja Gaiden, Tartarugas Ninjas e outros jogos de ação do Nintendo 8-bits, que foram claramente a inspiração.
A trilha sonora do jogo está a venda no Steam separadamente por R$ 12,39 e vale cada centavo.
Elementos de RPG definem o seu estilo
Infernax tem alguns elementos que interferem diretamente na história do jogo, o tornando um jogo único nesse aspecto. O jogo tem diversos finais a serem desbloqueados, dependendo das suas escolhas durante o game.
O jogo também conta com “quests” que o jogador pode fazer para ajudar NPCs, ganhando recompensas como itens, dinheiro e magias. Isso dá ao jogo uma profundidade que só se vê em RPGs tradicionais e deixa o deslocamento no mapa para cumprir objetivos algo bem mais divertido.
Além desses detalhes, Infernax conta com um sistema de XP, que permite o jogador aprimorar as habilidades do protagonista nos locais de salvamento, podendo escolher entre aumentar o seu poder, vida ou mana. XP e dinheiro são adquiridos matando monstros e completando quests.
Mas… é um bom jogo ou não é?
Siiiiim. Infernax é um dos melhores jogos que joguei (e estou jogando, ainda há finais a se fazer e itens a se descobrir) neste começo de 2022. Combinando gêneros, posso dizer que Infernax é tudo o que Castlevania 2: Simon’s Quest queria ser e não conseguiu.
Trilha-sonora ótima, jogabilidade polida e gostosa, gráficos que remetem a nostalgia, muita ação e dificuldade difícil, porém justo. O jogo leva cerca de 8 horas do início ao fim, porém ainda com muito replay para conseguir todos os finais e itens escondidos.
Para quem gosta de um jogo no estilo 8-bits, um metroidvania ou um jogo de ação com pitadas de jogos de RPG (ou tudo misturado), o game vale cada centavo.
Infernax está disponível para Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X | S, Playstation 4, PC via Steam e Xbox Game Pass.