Chegando nos PCs e consoles de nova geração em 2023 o novo Company of Heroes 3 mostra avanços significativos a cada nova build que apresenta.
O /GAMES Folha Vitoria pôde experimentar um pouco do game antecipadamente e podemos dizer que quem é fã desse clássico da estratégia de ação militar não vai se decepcionar com o que encontrará.
Tecnicamente o jogo evolui bastante nos visuais, especialmente quando você aplica um zoom nos veículos, o gamer perceberá detalhes muito mais elaborados que nas edições e DLCs anteriores, a parte gráfica nunca foi de exigir muito nesse estilo de jogo e apesar das texturas mais nítidas e objetos detalhados, o jogo, mesmo no estado atual de beta, não se mostra muito pesado o que é uma boa notícia para quem não tem uma placa de vídeo super poderosa. Esse aspecto nunca foi um requisito nas edições anteriores e apesar de o jogo estar muito mais bonito, não deve ser um empecilho para essa terceira incursão nos campos de batalha.
Apesar disso, é bom lembrar que o jogo teve seu lançamento adiado para 2023 justamente porque o público que testou as versões pré-lançamento pediu por mais polimento e a Relic Enterteinment, responsável pelo game, decidiu pedir mais um tempo para deixar tudo ainda mais bonito. Na nossa visão, a qualidade da versão testada já era bastante suficiente para agradar um fã desse estilo de game, mas sem dúvida vale alguns meses a mais se o produto final pode ser ainda melhor.
Deixando o aspecto técnico um pouco de lado, vale ressaltar que o game sabe envolver o jogador nos acontecimentos que se desenrolam na tela, seja na ambientação detalhada dos locais de combate, seja na história ou surpreendentemente na ação com todo clima de aventura, o jogo te leva numa viagem histórica cheia de emoção. Esse é um dos méritos mais relevantes do game no momento em que testamos, ele acaba tornando a tática um meio para momentos empolgantes e isso faz o jogo valer a pena, tanto para o fã da franquia quanto para qualquer gamer que se interesse pelo tema.
Agora o game não tem apenas missões lineares nas quais você atravessa uma história pré-estabelecida, vamos ter as missões em que as que suas escolhas são mais relevantes aos rumos que a história vai tomar, como a Operação no Norte da África, onde as suas opções são o centro dos acontecimentos, essa é uma boa novidade muito bem implementada, e para além, temos uma “pausa tática”, que para o tempo no mundo do jogo e permite que você se organize perante todo caos que estiver rolando nas batalhas, essa pausa é fundamental em alguns momentos, para você alocar recursos de forma mais inteligente e é uma das novidades que mais me agradaram.
Ainda no campo do gameplay, segundo a Relic, as missões também devem receber muito mais horas que nas versões anteriores, quando chegavam a pouco mais de 10 horas, dessa vez as missões devem chegar a 40 horas! Além de ter quase três vezes mais opções de missões que o título anterior.
Por tudo que vimos Company of Heroes 3 é obrigatório para qualquer fã, o trabalho está primoroso, mas não deixa de lado quem não conhece a franquia e gostaria de começar por essa versão. Se é o seu caso, saiba que a curva de aprendizagem, que nunca foi muito amistosa, deve ser suavizada uma vez que o titulo deve entrar de vez no universo dos consoles com versões já confirmadas o que deve induzir a uma curva mais amena e métodos mais ágeis de controle usando o joystick.
Programado para 23 de fevereiro de 2023, CoH3 é um titulo obrigatório para qualquer fã de RTS, mas vai agradar muito também a quem não conhece esse estilo e quer começar a aprender a jogar agora e a versão que jogamos sem dúvidas faz jus a reputação da série.
O jogo já está disponível para pré-venda no Steam:
https://store.steampowered.com/app/1677280/Company_of_Heroes_3/