O que você espera de um jogo que traz cartas? Claro, um jogo de cartas não vive somente de sorte. A estratégia a ser utilizada para o baralho, deve ser considerada, por vezes fazendo que um jogo tenha uma virada espetacular.
ORX é um jogo que traz esses momentos. Misturando Jogo de Cartas, Roguelike e Tower Defense, o game é um RTS (jogo de estratégia em tempo real) em que a sorte também pode ser um fator determinante, trazendo momentos de pura comemoração ou de frustração. Com cartas para construir seu castelo, contratar tropas, magias e outros, o jogo mistura emoções enquanto nos faz jogar horas e horas para vermos até onde conseguimos chegar.
ORX foi lançado neste dia 30 de agosto e está em Acesso Antecipado, já trazendo algumas campanhas para o jogo. O jogador deve utilizar as cartas pra construir defesas e defender seu castelo, enquanto várias ondas de inimigos se jogam contra para destruir tudo. Magias podem ajudar o castelo e as cartas do castelo são no formato de muros, que devem ser combinadas corretamente para formar os muros adequadamente. Essa parte é justamente o elemento de Tower Defense: a construção de elementos que atacarão os orcs inimigos.
O jogo também traz interações entre as diferentes cartas e elementos. Estas combinações são descobertas durante o jogo e trazem uma profundidade maior ao gameplay. Em síntese: não basta apenas jogar as cartas. O jogador deverá analisar a carta, posicionamento e quais possibilidades ela trará no mid e late game. Esta combinação fará o jogador conseguir passar ou não de cada estágio do jogo (que são os atos).
Os gráficos do jogo são simples, porém bonitos e coloridos, passando uma atmosfera ideal para o jogo, lembrando o clássico de 3DO Horde, aonde o jogador deveria se preparar para invasões de goblins.
Entre os atos o jogador pode melhorar e mudar as cartas do deck, com novas versões e poderosas das cartas já obtidas. Algumas delas serão dadas como recompensa, fazendo o fator de replay do jogo aumentar, pois quanto mais se joga, mais cartas serão obtidas. Aí entra o fator Roguelike do jogo, com uma fase podendo ser repetida com novas e mais poderosas cartas.
O jogo exige tempo para ser aprendido. Nas primeiras tentativas, o mapa ficará bagunçado e será um pouco difícil conseguir entender certos conceitos. Mas ao dominar o gerenciamento do deck, do ouro e dos castelos que são formados, o jogo mostra seu verdadeiro brilhantismo.
ORX é um jogo que é recomendado para quem gosta de roguelikes, tower defense e jogos de cartas. O jogo exige um pouco de tempo pela curva de aprendizado, porém é recompesador para quem se dedica a ele. O game está no momento em acesso antecipado e pode ser adquirido no Steam pelo link:
https://store.steampowered.com/app/1071140/ORX/
SOBRE A CRITICAL REFLEX
Fundada em 2020, a CRITICAL REFLEX é uma editora de videogames com a missão de encontrar jogos incríveis e garantir que esses jogos sejam melhores no lançamento, colocando títulos independentes promissores na frente do maior número possível de jogadores. Os próximos projetos da equipe incluem ORX, Complex SKY, Flawless Abbey, Freaked Fleapit, Being and Becoming e Rose and Locket.
SOBRE A JOHNBELL
johnbell é o estúdio de desenvolvimento de jogos indie por trás de títulos como Long live the King, um mini-jogo de estratégia criado para a famosa banda de heavy metal Sabaton, e ORX, um jogo de defesa de torres baseado em jogos de tabuleiro e fantasia sombria.