Tekken é uma série que traz uma herança fortíssima. Trazendo mecânicas próprias e passando de um jogo simples para um com profundidade enorme nos altos níveis competitivos, o jogo contém personagens facilmente reconhecidos por gamers do mundo inteiro, músicas e até mesmo o fato de que é um jogo que não se leva a sério (tirando Tekken 4, mas falaremos disso em outra ocasião).
Tekken 8 continua homenageando todo esse legado e jogos anteriores, mas também inovando na jogabilidade e trazendo novos sistemas, mecânicas, golpes e personagens para um jogo que fará 30 anos em 2024.
O jogo é MUITO BOM. Não apenas bom, ou legal… é MUITO BOM, superando Tekken 7 e trazendo novos ares para a franquia. O jogo traz todo um sistema para que jogadores iniciantes possam ir se adaptando e treinando antes de partir para o online e aí realmente testar suas habilidades.
O modo Missão Arcade, aliás, é uma das melhores formas de como aprender a jogar Tekken 8. Você cria um personagem que irá disputar partidas de Tekken com outros personagens controlados pela CPU. Os adversários vão ficando mais e mais fortes e trazem objetivos específicos como desafios de combos, como punir o oponente, como ativar determinados estados e muito mais.
Outro ponto alto de Tekken 8 é seu sistema de replay, que agora permite que possamos assistir nossos próprios replays e também o de outros jogadores online. Mas a jóia da coroa é que podemos a qualquer momento tomar controle do personagem e então tentar mudar a situação apresentada no replay. Isso permite que possamos treinar como escapar de situações, como combos, agarrões e até mesmo golpes especiais.
Para iniciantes do mundo de Tekken, o jogo traz uma opção interessante de controle em que golpes especiais e combos são feitos com apenas o apertar de poucos botões. Vale notar que o Estilo Especial não irá funcionar competitivamente, já que Tekken tem centenas de golpes diferentes para conseguirmos atribuir a poucos botões.
LEIA TAMBÉM ► PlayStation inova rumo ao futuro: jogos em qualquer dispositivo!
Os novos personagens são fantásticos
Tekken 8 traz para seu hall de lutadores 3 personagens novos, com Victor sendo um agente francês da ONU, Azucena, uma empresária do ramo de café (ligada no 220 volts) e Reina, uma personagem enigmática que parece ligada aos Mishima de alguma forma.
Azucena, como convém à sua profissão, está sempre em movimento. Tanto a personalidade quanto o conjunto de movimentos dela estão sempre atraindo você para o ataque e, em seguida, martelando você com força por isso. Ela está destinada a polarizar devido à sua natureza provocadora e aos óbvios pontos fortes iniciais, mas mesmo após lutar contra ela muitas vezes, estou mais animado para aprender maneiras de contornar sua pressão do que frustrado em enfrentá-la.
Já Victor ostenta alguns ataques realmente chamativos que parecem legais assim que você o pega, e seus ataques de fuga têm ótimas opções de confusão e pressão que, felizmente, podem ser punidos se abusados com muita frequência. Sua conexão com a história também é uma boa adição à tradição, enquadrando-o como um personagem que esteve em segundo plano treinando outros pilares do elenco de longa data.
Ainda não jogamos muito com Reina, mas seu estilo parece uma mescla dos estilos dos Mishima com Kazama. Posso estar falando besteira, mas foi isso que me pareceu em um primeiro momento. Ela é uma personagem que parece que veio atuar entre Tekken 7 e Tekken 8, com golpes parecidos com os do falecido Heihashi Mishima. Nas partidas online, a personagem “reina” (entenderam o trocadilho?), com muitos jogadores a utilizando.
LEIA TAMBÉM ► Palworld: Jogadores descobrem que é possível capturar e vender humanos
Single-player, eu te amo
Tekken 8 continua uma tendência (maravilhosa) sendo muito bem-vinda nos jogos de luta que estão saindo ultimamente que é trazer MUITO conteúdo single-player para cada jogador poder aproveitar sozinho (também) o jogo.
Isso é herança de uma época que jogos não tinham modo online, então as produtoras se esforçavam para que tivéssemos mais conteúdo para que pudéssemos jogar sozinhos e em ocasionais disputas com amigos.
Tekken 8 traz o modo “O Despertar das Trevas”, com muitas cenas em CG e batalhas com uma história intrincada e interessante. Falar mais estragaria as surpresas, mas posso revelar que modo dura de 3 a 4 horas e muitos personagens jogáveis.
Claro, neste modo não poderia faltar o fan-service, mas a Bandai Namco trouxe uma atenção especial para as histórias dos personagens que já vem se contando a (quase) 30 anos, inclusive com resumos dessas histórias na Galeria do jogo.
Além do modo história, também temos o modo “Episódios de Personagens”, que nada mais é o modo em que podemos usar qualquer personagem por 5 batalhas e temos um final para cada um deles. Jogamos alguns deles já e são aqueles finais meio toscos e engraçados dos outros jogos.
Missão Arcade é um dos melhores modos
Uma das opções mais legais do jogo é o Missão Arcade. Neste modo, criamos um avatar que quer ser o maior jogador de Tekken 8 do mundo. Então devemos começar a frequentar diversos fliperamas enfrentando personagens controlados pela CPU para aumentar nosso nível ao mesmo tempo, em que aprendemos as mecânicas de Tekken 8.
LEIA TAMBÉM ► Sucessor de Ragnarok Online, Ragnarok Origin: ROO chega nas Américas
A história desse modo é até bonitinha, mostrando que o importante é se divertir mesmo em partidas difíceis. Este modo Arcade permite a todos os jogadores crescerem e melhorarem nas mecânicas de Tekken, que é um jogo (como falei anteriormente) complexo, apesar de não parecer.
Super Batalha com fantasma te permite enfrentar os pros… ou quase
Já o Super Batalha com fantasma permite que o jogador enfrente o “fantasma”, dados coletados pela CPU de outros jogadores, para encarar personagens diferentes. Claro, o jogador pode treinar seu próprio fantasma, mas acho que o mais legal será poder baixar e encarar personagens que são baseados em lutadores reais.
Modo Online
Um fator que decide se um jogo de luta terá sucesso ou não também é o quão bem ele roda online e Tekken 8 supera Tekken 7 neste ponto. Mesmo com pouco tempo para poder jogar online, quando joguei contra jogadores mesmo distantes, o jogo fluiu bem e sem problemas.
Além disso, em uma mudança extremamente bem-vinda em relação ao passado de Tekkens, as revanches online agora são consideravelmente mais rápidas. Em vez de levá-lo para a tela inicial do versus enquanto espera por outro carregamento, ele o colocará de volta à ação assim que confirmar uma revanche. É uma ótima atualização e que nos faz nos perguntar “por que não foi sempre assim”?
LEIA TAMBÉM ► SWORD ART ONLINE Last Recollection anuncia lançamento de novo DLC
No que diz respeito aos modos online, o grande foco aqui é o Saguão de Luta Tekken, um centro de batalha onde você pode correr com seu avatar personalizado para conhecer e inspecionar outros jogadores, lançar alguns emotes e acessar todas as opções online, incluindo Ranqueado Partidas, Partidas Rápidas, Salas Personalizadas e o bem-vindo retorno de Tekken Ball. É fácil de navegar, pois você pode abrir o menu para pular rapidamente de sala em sala, mas também é um espaço legal para correr por si só. E se não for para você, você pode encontrar facilmente todos os modos online no menu principal.
VEREDITO
Tekken 8 é incrível, pronto falei. Um jogo que traz toda herança da série e consegue inovar em mecânicas e jogabilidade, além de trazer muito conteúdo no próprio jogo e que promete gameplay para muitos anos, com temporadas e DLCs que chegarão.
Pequenos pontos podem ser melhorados, como um modo melhor para podermos assistir partidas personalizadas, mas isso em nada diminui o tamanho do mais novo lançamento da Bandai Namco.
Tekken 8 é o tipo de jogo que dá para reconhecer o amor dos produtores pelo que foi feito e também o respeito com os gamers e fãs do mundo inteiro que jogam Tekken desde 1994.
NOTA: 10
LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA
►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!