Games

Sipeed RetroGame: Inovação no primeiro console portátil RISC-V do mundo

A Sipeed lança o RetroGame, console portátil que marca história ao ser alimentado por um processador RISC-V, oferecendo especificações técnicas robustas para os entusiastas de jogos retrô.

Foto: Sipeed

A empresa chinesa Sipeed anunciou o lançamento do console de jogos RetroGame, possivelmente o primeiro dispositivo portátil do tipo a ser alimentado por um processador RISC-V. Projetado para rodar jogos mais antigos, o console apresenta especificações técnicas relativamente potentes.

LEIA TAMBÉM ► PlayStation 5 atinge 50 Milhões de unidades vendidas em todo o mundo

O RetroGame da Sipeed é baseado no módulo Lichee Pocket 4A com o chip RISC-V Alibaba T-Head TH1520. Possui um processador central quad-core com frequência de clock de 2,5 GHz e um subsistema gráfico Imagination, cujo modelo não é especificado. A plataforma foi originalmente concebida para laptops, o que a torna relativamente potente – pelo menos para executar jogos retrô leves. O dispositivo opera com Android ou Debian e deve suportar a maioria dos jogos desses sistemas operacionais.

LEIA TAMBÉM ► Marvel’s Wolverine tem vídeo com 25 minutos do jogo vazado

O console portátil está equipado com uma tela LCD sensível ao toque de 7 polegadas, com resolução de 1280 × 800 pixels, 8 ou 16 GB de RAM LPDDR4X e armazenamento eMMC com capacidade de 32 ou 128 GB. Oferece suporte aos protocolos sem fio Wi-Fi, Bluetooth 5.4; Possui uma variedade de interfaces com fio: USB 3.0, USB Type-C 3.0, GbE e uma entrada para fone de ouvido de 3,5 mm. O Sipeed Lichee Pocket 4A pesa 490g, o que é significativamente menos que o Valve Steam Deck, embora este último tenha esse peso devido ao sistema de refrigeração e bateria. O custo do dispositivo ainda não foi especificado, assim como sua vida útil da bateria.

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!