Não é de hoje que baixar jogos “gratuitos” na internet pode ser um vetor de risco para ameaças digitais trazendo trojans e malwares.
Nessa nova fraude, os criminosos utilizam jogos populares como BeamNG.drive, Garry’s Mod, Dyson Sphere Program, Universe Sandbox e Plutocracy, e criam versões falsas “gratuitas”, infectadas com trojans, que na verdade instala mineradores de criptomoedas como o Monero.
LEIA TAMBÉM: Tibia: O Monge brilha nos testes iniciais
Essas versões infectadas podem ser baixadas em sites de Torrent e tem como objetivo enganar desavisados.
Quando baixado e instalado o suposto jogo, o trojan se instala sem que a vítima perceba. Esse malware começa a usar o poder do computador para minerar criptomoedas em segundo plano, sem qualquer consentimento. Como resultado, o computador fica mais lento, a conta de luz mais cara e os criminosos faturam mais dinheiro.
Ainda não se sabe ao certo por que o Brasil é um dos principais alvos desse golpe, junto com Alemanha, Cazaquistão e Rússia. Uma das hipóteses é que os criminosos estão aproveitando a popularidade dos jogos para PC no país e a cultura de baixar jogos “gratuitos” de fontes não oficiais.
LEIA TAMBÉM: As 30 heroínas que mudaram a história dos games
“Os cibercriminosos exploram a vigilância reduzida dos usuários e a ânsia de obter jogos gratuitos. Para rodar jogos modernos, você normalmente precisa de um PC com muito poder de processamento. Atacar especificamente os jogadores com um implante do minerador é explicado pelo fato de que os invasores podem obter acesso a máquinas com alto poder de processamento, além terem sido usadas uma cadeia de execução e técnicas sofisticadas, dificultando a detecção e o rastreamento da campanha”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Para se proteger desse tipo de golpe, a Kaspersky recomenda:
- Desconfie de jogos “gratuitos” de fontes não oficiais: A melhor forma de se proteger é evitar baixar jogos de sites de torrent ou outras fontes não confiáveis. Compre seus jogos de lojas oficiais, como Steam, GOG ou Epic Games Store.
- Verifique a reputação do site: Se insistir em baixar jogos de sites de torrent, pesquise sobre a reputação do site antes. Veja se outras pessoas confiam nele e se há relatos de vírus ou outros problemas.
- Leia os comentários e avaliações: Veja o que outras pessoas estão falando sobre o jogo antes de baixá-lo. Se houver muitos comentários negativos ou alertas sobre vírus, fuja!
- Mantenha seu antivírus atualizado: Um bom antivírus pode detectar e bloquear o vírus antes que ele infecte seu computador. Certifique-se de que seu antivírus está sempre atualizado, seja para usuários ou empresas.
- Monitore o desempenho do seu computador: Se você notar que seu computador está mais lento do que o normal ou que sua conta de luz aumentou repentinamente, pode ser que ele esteja infectado com um criptominerador.