
- Um Filme Minecraft supera Super Mario Bros. em estreia nos Estados Unidos
- Filme arrecada US$ 301 milhões no primeiro fim de semana
- Já é a maior bilheteria de filme estrangeiro na China em 2025
- Produção da Warner e Mojang tem aprovação popular alta
A adaptação cinematográfica de Minecraft chegou aos cinemas com força total e surpreendeu o mercado global. Com arrecadação de US$ 301 milhões no fim de semana de estreia, o filme estrelado por Jason Momoa e Jack Black se consolidou como uma das maiores bilheteiras de 2025 e entrou direto para o ranking das 15 adaptações de jogos mais lucrativas da história.
Estreia recorde nos Estados Unidos
O maior destaque ficou por conta da bilheteria doméstica. Com US$ 157 milhões arrecadados apenas nos Estados Unidos e Canadá, Minecraft: O Filme superou a estreia de Super Mario Bros. (US$ 146,4 milhões) e se tornou a maior abertura de um filme baseado em jogos no território norte-americano.
LEIA TAMBÉM:
- Star Citizen ultrapassa US$ 800 milhões em crowdfunding
- 30 anos de Warcraft: último lote de ingressos para evento
- KRAFTON ultrapassa 1 milhão de cópias vendidas de inZOI
A performance nos cinemas aqueceu o setor cinematográfico, que vinha enfrentando um início de ano com resultados abaixo do esperado. O impacto foi imediato tanto nas bilheteiras quanto na percepção da indústria sobre adaptações de games.
Sucesso global impulsionado por mercados estratégicos
Fora dos EUA, o longa somou US$ 144 milhões em 68 países, com desempenho expressivo no Reino Unido, China e México. O sucesso na China foi particularmente notável: Minecraft se tornou a maior bilheteira de um filme estrangeiro no país em 2025, superando títulos como Sonic, Uncharted e até Mario Bros.
Mesmo com críticas mistas (49% no Rotten Tomatoes), o público reagiu positivamente. A avaliação da audiência chegou a 87% no mesmo site, e o IMDB registra nota 6,1, refletindo o efeito positivo do boca a boca e da nostalgia.
Ranking das adaptações de jogos no cinema
Apenas três dias após sua estreia, Minecraft já ocupa a 12ª posição entre as adaptações de games mais lucrativas da história. Confira o ranking atualizado:
- Super Mario Bros. – US$ 1,36 bilhão
- Sonic 3 – US$ 491,6 milhões
- Detetive Pikachu – US$ 450,1 milhões
- Warcraft – US$ 439,0 milhões
- Rampage – US$ 428,0 milhões
- Uncharted – US$ 407,1 milhões
- Sonic 2 – US$ 405,4 milhões
- Angry Birds – US$ 352,3 milhões
- Príncipe da Pérsia – US$ 336,4 milhões
- Sonic – US$ 321,0 milhões
- Resident Evil: Final Chapter – US$ 312,3 milhões
- Minecraft: O Filme – US$ 301,0 milhões
A expectativa é de que o filme suba ainda mais nas próximas semanas.
Uma das maiores bilheteiras de 2025
Minecraft também estreou como o terceiro filme mais lucrativo do ano até agora, atrás apenas de Ne Zha 2 e Capitão América: Admirável Mundo Novo. Nos EUA, ocupa o segundo lugar com tendência de ultrapassar o longa da Marvel.
Top 3 bilheteiras globais de 2025 até abril:
- Ne Zha 2 – US$ 1,89 bilhão
- Capitão América – US$ 411,4 milhões
- Minecraft: O Filme – US$ 301 milhões
Fatores por trás do sucesso
O desempenho acima do esperado pode ser explicado por diversos fatores. O apelo da marca Minecraft, uma das mais fortes do mundo dos jogos, aliado a uma classificação livre (PG), garantiu um público amplo.
A presença de atores populares como Jack Black e Jason Momoa atraiu atenção extra. A campanha de marketing eficiente e a viralização nas redes sociais também foram decisivas, mesmo diante de uma recepção crítica dividida.
O longa, dirigido por Jared Hess, acompanha um grupo de personagens transportados para o universo cúbico do game. Lá, enfrentam criaturas e ameaças para salvar o Mundo Superior, com direito a crafting, mobs e o famigerado Nether — elementos que os fãs reconhecerão com facilidade.