Steam

Valve bane jogos da Steam com anúncios

Valve bane jogos da Steam com anúncios

A Valve acaba de implementar novas regras na Steam que proíbem explicitamente jogos que forçam os jogadores a assistir propagandas para continuar jogando.

As diretrizes foram atualizadas no site oficial e reportadas inicialmente pelo portal Gaming on Linux. Segundo as novas regras, anúncios obrigatórios no jogo não são permitidos, embora a promoção cruzada de outros jogos e o uso de product placement continuem sendo aceitos.

LEIA TAMBÉM: Cosmo Guild é um novo game brasileiro para fliperamas

🔴 Nada de anúncios forçados ou recompensas por assisti-los

Os desenvolvedores também não podem usar publicidade como um meio de gerar valor para os jogadores, seja oferecendo recompensas por assistir anúncios ou bloqueando o gameplay até que o jogador interaja com propagandas.

A Valve esclarece que, caso o modelo de negócio de um jogo dependa de anúncios em outras plataformas, os desenvolvedores precisarão remover esse sistema antes de lançar o jogo na Steam. Como alternativa, a empresa sugere a adoção de um modelo premium com compra única ou uma abordagem free-to-play com microtransações ou DLCs.

LEIA TAMBÉM: Steam Couch Co-Op Fest já começou!

🚫 Restrições também para monetização de recursos da Steam

Além disso, a Valve agora proíbe que desenvolvedores cobrem de outros estúdios pelo acesso a recursos da Steam, como páginas de venda, pacotes, storefronts e páginas de franquia.

Essas mudanças vêm logo após a Valve implementar um novo recurso que avisa os usuários sobre o tempo desde a última atualização de um jogo em acesso antecipado, trazendo mais transparência para os jogadores da plataforma.