Games

WoW Dragonflight: entrevistamos Graham Berger, Senior Game Designer do MMO

Senior Game Designer do jogo é um apaixonado pelo universo de World of Warcraft e jogador

Foto: Blizzard

World of Warcraft é um mmo que nunca para de evoluir. Lançado em 2004, o game conta com uma base sólida de jogadores e atualizações, patches e extensões que o fazem continuar sendo um dos líderes no segmento.

A última expansão, Dragonflight é um sucesso de críticas e vendas, trazendo milhares de jogadores novatos e veteranos de volta ao universo de Warcraft, com novidades como a nova raça Dracthyr que permite aos jogadores voar mesmo sem montarias, novas masmorras e muito mais conteúdo pra lore do jogo.

Tivemos a oportunidade de entrevistar Graham Berger, Senior Game Designer de Dragonflight e do update Fraturas no Tempo. Graham se demonstrou um cara com verdadeiro entusiasmo pelo jogo (ele também é jogador) e nos contou as novidades sobre o jogo e o que podemos esperar no futuro de World of Warcraft.

Rômulo Justen – Como World of Warcraft continua sendo relevante mesmo após tantos anos?

Graham Berger – Grande parte do sucesso do jogo é que todos que trabalham nele também são apaixonados por WoW. Quando eu entrei no time, oito anos atrás, eu já era jogador, no caso do WoW Clássico. O que trazemos, com nossa experiência é a questão “como evoluir e trazer novidades para o jogo, mantendo o feeling original?”.  Então, tentamos estas novas magias, classes, mecânicas, mas nos mantendo fiel ao que o jogo é, ao universo do jogo.

RJ – Como o jogo é muito complexo e já tem muitos anos, como é a escolha sobre o que será implantado e o que será consertado e trabalhado a cada novo patch?

GB – Nós temos muitas pessoas trabalhando no jogo todos os dias, então temos pessoas para o balanceamento, para bug fix, etc. Mas claro, penso que lançar novo conteúdo para nossa base e para novos jogadores é muito importante, assim todos podem ficar animados com as novidades que entrarão no jogo. 
Então, novas raids, novas mecânicas, raças, assim como a manutenção do que já existe, tudo entra nas pautas para conversa e discussão da equipe.  Já temos uma ideia, um direcionamento para as próximas 3 expansões, para a história do jogo, para onde deveremos seguir. E então, no meio disso, temos brainstorms para novas ideias, novas mecânicas para adicionar ao jogo. O que os jogadores podem esperar, um lugar que eles podem encontrar… tudo isso faz parte de todo planejamento que temos para o jogo.

►► Quer receber notícias, novidades e promoções do universo GAMER de forma 100% gratuita? Participe agora do nossa comunidade no WhatsApp!

►► SAIBA MAIS: World of Warcraft recebe Fraturas no Tempo e terá novidades no novo patch

►► LEIA TAMBÉM: Review: Diablo IV é tudo (e um pouco mais) que os fãs queriam

RJ – E sobre especificamente o último update lançado, Fraturas no Tempo, tem algo que você gostaria que os jogadores ficassem atentos?

GB – Como um jogador de dungeons em WoW eu gostaria que os players se atentassem a Mega Dungeon ‘Despertar do Infinito’, que traz uma experiência única e épica, muito desafiadora para World of Warcraft. Ver os jogadores se aventurarem e vencerem esta dungeon é ótimo, já que ela faz parte da história principal de Dragonflight.

RJ – Jogadores que fazem mais o tipo ‘lobo solitário’, gostam de jogar sozinho, terão como aproveitar toda lore de Dragonflight?

GB – O time traz uma cadência muito boa para o jogo, para a continuidade, mas lembrando que todo conteúdo pode ser aproveitado sozinho, e na parte das dungeons, temos o localizador de grupos, ou seja, você entra em um grupo, joga, termina a dungeon.

RJ – Teremos ‘cameos’ (figuras famosas de Worlf of Warcraft) aparecendo no patch?
GB – Sim, diversos inimigos e bosses antigos estarão a disposição para serem novamente enfrentados, nas Fraturas do Tempo. Estas lutas darão outra perspectiva sobre os encontros com estes inimigos.


Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.