Alerta de projeto de fã extremamente legal: alguém (ou alguéns), lançou um port para PC do clássico da Nintendo, The Legend of Zelda: Link’s Awakening DX, modernizado para rodar de forma fantástica em PCs modernos. Ele adiciona suporte widescreen e alta taxa de quadros, com uma câmera suave que permite explorar Link’s Awakening como um único mundo interconectado, em vez de uma sequência de telas conectadas. Link’s Awakening DX HD foi lançado no Itch.io há 10 dias e começou a atrair a atenção dos fãs de Zelda pela internet – e parece que a ira da Nintendo não está longe.
LEIA TAMBÉM ► Vazamento da Insomniac pode ter revelado jogo de Spider-man no Aranhaverso
Nos últimos anos, o PC tem visto vários projetos de descompilação, que possibilitaram ports para PC de outros jogos da Nintendo, como Mario 64 e Ocarina of Time. Esses projetos desmontam o código dos jogos originais da Nintendo, depois o reescrevem em outra linguagem para rodar em um PC. Criticamente, para serem legais, eles evitam incluir qualquer um dos ativos originais, como texturas ou músicas, e exigem que os jogadores forneçam esses arquivos com uma ROM do jogo original.
Link’s Awakening DX HD não é um projeto de descompilação – é um port completo do jogo original.
Isso significa que não é provável que fique online por muito tempo, a menos que a Nintendo decida fazer vista grossa, já que ela já remasterizou Link’s Awakening alguns anos atrás. Enquanto ainda está disponível para download, no entanto, o projeto serve como um exemplo perfeito de como alguns dos jogos clássicos da Nintendo poderiam se sair bem com ports para PC hoje.
LEIA TAMBÉM ► Prince of Persia: The Lost Crown recebe novo trailer com reviews
O port é simples, com apenas algumas opções, mas as que oferece são ótimas. Inclui salvamento automático, modo janela sem bordas, suporte a teclado e controle, e opções de zoom personalizáveis.
O zoom automático padrão fica fantástico no meu monitor de 2K, renderizando os antigos gráficos do Game Boy de 8 bits em pixels perfeitamente nítidos. Mas a característica mais elegante é poder dar zoom para 1:1 ou até mesmo escala de meio pixel – como o Game Boy rodava em uma resolução agora um pouco datada de 160 x 144, isso permite ver toda a Ilha Koholint no seu monitor de uma vez. E tudo está vivo e ativo de uma vez, como um pequeno formigueiro de Zelda. Jogar o jogo nessa escala seria quase impossível, mas uau, é incrível de se olhar.
LEIA TAMBÉM ► Epic Games adianta o jogo grátis da semana: Destiny 2 Coleção de Clássicos
Esperançosamente, há uma maneira para os desenvolvedores deste port relançá-lo sem material protegido por direitos autorais e permitir que os usuários forneçam sua própria ROM, porque será um milagre de Natal se ainda estiver online no final do ano.
O jogo está disponível (não se sabe por quanto tempo) AQUI, então corra para baixá-lo antes que a Nintendo dê seu clássico “Cease and Desist”.
►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!
Fonte: PCGamer