Seja por tensão, enxaqueca, tpm, excesso de trabalho, noite mal dormida… Enfim, independente da causa, a dor de cabeça sempre provoca um desconforto enorme. Mas de acordo com especialistas, é possível dar fim, ou pelo menos aliviar, com uma alimentação adequada.
Abaixo você confere alguns alimentos que se consumidos com frequência ajudam no combate à dor de cabeça.
Água: a desidratação é uma das causas mais comuns da dor de cabeça. Tente ingerir cerca de dois litros diários, saborizando com fatias de limão, caso não aprecie água e se a dor surgir depois dos exercícios físicos, prefira bebidas isotônicas.
Azeite: é rico em antioxidantes e vitamina E, capaz de melhorar a circulação, reduzir a inflamação e equilibrar os níveis hormonais. Outras boas fontes de vitamina E são as castanhas, manteiga de amendoim, óleo de canola e sementes.
Gengibre: ajuda por conter propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas. Pode ser consumida em forma de chá ou na comida como tempero.
Grãos integrais: além de serem fontes de fibra, os cereais integrais contêm magnésio, um mineral que pode combater a dor de cabeça causada pela TPM. Adicione os grãos integrais em todas as refeições. Outras fontes de magnésio são castanhas, sementes, abacates, feijões e frutos do mar.
Salmão: rico em ômega-3, assim como o atum, tem propriedades que inibem a inflamação cerebral. Adicione o peixe no sanduíche matinal e na salada do almoço ou jantar para combater o problema. Linhaça também é rica na substância.
O que evitar
A sensibilidade a certos tipos de comida pode ser o gatilho da dor de cabeça e enxaquecas. Os alimentos que mais causam cefaleia costumam ser os queijos envelhecidos; aditivos como adoçantes, nitritos e corantes; comida processada; chocolate, álcool e cafeína. Para descobrir se o que come desencadeia a dor, faça um diário do que tem ingerido, comparando com seu humor e presença ou não de dor de cabeça.