Geek

Curiosidades sobre Castlevania que provavelmente você não conhecia

Uma das séries de jogos mais aclamadas e querida pelos gamers esconde diversas curiosidades interessantes.

Em 1986, a Konami lançou sua série Castlevania no mundo dos videogames. Desde então, inúmeros jogos foram lançados em diferentes plataformas.

Vamos conhecer algumas curiosidades interessantes sobre essa franquia de jogos tão amada por muitos jogadores.

A franquia anda um pouco sumida já faz um tempo, e muitos de nós fãs, ficamos na esperança de que a Konami lance algum jogo (bom de preferência) em um futuro não tão distante assim.

Mas até lá, vamos conhecer algumas curiosidades interessantes sobre Castlevania?

Castlevania pode ser o jogo mais refeito de todos os tempos

A história da primeira investida de Simon Belmont no castelo de Drácula foi recontada várias vezes.

Foto: Divulgação

Desde o NES Castlevania, passando pelo Vampire Killer para computadores japoneses MSX, até o Castlevania IV para o SNES, todos contando a mesma história básica, mas de maneiras únicas.

Leia também: A revolução dos quadrinhos: Virando a página na era digital

Castlevania foi inspirado nos clássicos filmes de terror da Universal e Hammer

Os jogos posteriores de Castlevania passaram a se basear fortemente em história e folclore, mas os primeiros eram puras homenagens aos filmes de terror ultrapassados das décadas de 30 a 60.

Foto: Divulgação

Isso é evidente nos chefes, como Frankenstein, inequivocamente baseado na versão de Boris Karloff, e nos frequentemente negligenciados furos de perfuração de filme na parte superior e inferior da tela de título do jogo.

Infelizmente, a série perdeu grande parte de sua personalidade extravagante desde então.

Leia também: 10 curiosidades sobre Dungeons and Dragons

Os créditos de Castlevania são referências a pessoas ligadas a filmes clássicos de monstros

Os créditos originais de Castlevania apresentam nomes divertidos como Vran Stoker (Bram Stoker), Christopher Bee (Christopher Lee) e Boris Karloffice, mostrando que os criadores estavam se divertindo com o jogo.

Foto: Divulgação

Infelizmente a brincadeira também dificultou bastante poder identificar quem foi o criador original do primeiro game.

O Familiar retirado do jogo

Em Castlevania: Symphony of the Night, Alucard possui uma enorme quantidade de poderes à sua disposição.

Uma das muitas habilidades no arsenal de Alucard são seus Familiares. Estas são criaturas mágicas que podem lutar ao seu lado, além de realizar outras tarefas para as quais são adequadas.

Foto: Divulgação

Na versão japonesa de Symphony of the Night, há outro Familiar que foi excluído das versões em inglês do jogo.

Chama-se Nose Devil e parece o Diabo comum, exceto que tem o rosto de um personagem de anime.

O rosto pertence a Boyacky, um dos vilões de uma série de anime chamada Yatterman. Isso provavelmente foi cortado devido à alusão cultural que se perde para a maioria dos fãs fora do Japão.

O Castlevania Perdido do Dreamcast

Apesar de Castlevania estar associado à Nintendo, a Konami lançou Castlevania: Bloodlines no Sega Genesis/Mega Drive.

Foto: Divulgação

Havia planos para Castlevania: Resurrection no Dreamcast, estrelando Sonia Belmont, mas foi cancelado com o fim do Dreamcast.

A Faixa Secreta do CD

Uma das muitas razões para o sucesso dos vários consoles PlayStation ao longo dos anos deve-se à ênfase da Sony em torná-los máquinas de entretenimento doméstico, além de consoles de jogos.

O PlayStation original reproduzia CDs de áudio junto com os jogos. Alguns dos jogos podiam ser reproduzidos como discos de áudio em um tocador de CD comum.

Foto: Divulgação

Se você reproduzisse Castlevania: Symphony of the Night como um disco de áudio, ouviria uma faixa secreta interpretada pelo dublador de Alucard (seja o inglês ou japonês, dependendo da versão do jogo).

Ele avisaria para não reproduzir uma das faixas, pois continha dados do jogo. No entanto, você poderia reproduzir outra música secreta que não era ouvida em nenhum lugar do jogo.

Partes do castelo original de Castlevania retornam em quase todos os jogos 2D

Independentemente das mudanças, cada Castlevania 2D tem Drácula e o castelo.

Foto: Divulgação

O layout básico do castelo permanece semelhante, e certas salas e áreas aparecem repetidamente, como o corredor inicial cheio de zumbis.

“Alucard” é “Dracula” Escrito ao Contrário

Essa já é bem manjada pela maioria dos jogadores, mas vale sempre pontuar, por ser algo interessante que as vezes passa despercebido por alguns.

Ao soletrar “Alucard” ao contrário, temos “Dracula”. Uma referência direta a um personagem de “Son of Dracula” (1943), onde os cineastas americanos Robert e Curt Siodmak criaram o nome “Alucard” ao soletrar “Dracula” ao contrário.

Foto: Divulgação

Na história da franquia, o nome também é para simbolizar o que Adrian Fahrenheit Tepes (Alucard) representa, sendo o completo oposto de seu pai, o Dracula.

Castlevania continua sendo uma das séries mais icônicas da história dos videogames, repleta de segredos e homenagens aos clássicos do horror.

Isso aqui foi só uma pontinha de diversas coisas legais que a série de jogos apresenta. Mas espero que tenha curtido algumas das curiosidades que trouxemos para você.

Para mais matérias como essa, é só ficar ligado(a) nas nossas redes sociais.

>> Quer receber notícias do mundo geek 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!