Um dia de saúde, cidadania e lazer: assim foi o último sábado (23) na Primeira Igreja Batista de Guarapari (PIBG). O evento promoveu atendimentos gratuitos feitos por profissionais especializados e uma feira para adoção de animais. Durante a manhã e parte da tarde, cerca de 100 voluntários se dividiram em serviços médicos, jurídicos, de conhecimento, estética e recreação, e atenderam a população da cidade.
Esse é o primeiro projeto do ministério do pastor da PIBG, Raphael Abdalla, que crê na disponibilidade da igreja para servir a comunidade. “A igreja não é feita somente para receber os fiéis nos cultos e celebrações, ela tem que estar à disposição da cidade. Nossa congregação tem muitos tipos de profissionais, por isso criamos a “Redes de Voluntários”. Cada profissional cede um período de tempo da sua vida para ajudar ao próximo. Temos essa visão social de abraçar a comunidade e seguir com esse atendimento. Essa á a primeira de muitas ações”, destacou.
“O evento de sábado foi o pontapé inicial desse projeto que vai além de um dia, queremos incentivar os profissionais de diversas áreas a repensarem suas atividades para que possam abrir espaço para o atendimento voluntário de forma periódica”, explicou o coordenador do projeto, Leanderson Cordeiro.
Um dos voluntários da Redes, o empresário Gelber de Souza, contou que mesmo com o cansaço físico do trabalho diário as pessoas precisam arrumar um tempo para a necessidade do próximo. “Temos que parar de ficar reclamando e esperando por atitudes do governo e nós mesmos atendermos as demandas da sociedade. Temos que fazer a nossa parte”, disse.
A dentista Silviane Teixeira endossa a fala de Gelber. “Temos que aproveitar os dons e talentos que Deus nos deu e usar para ajudar ao próximo. É gratificante para quem recebe, e muito mais para quem doa”, relatou.
“Se não fosse por essas ações, eu não teria condições de realizar quase nenhum desses serviços oferecidos”, falou a doméstica Maria da Costa que aproveitou a maioria dos atendimentos, entre eles, o da cabeleireira Michelly Gonçalves que acredita que o serviço voluntário é uma forma de abençoar a vida de outras pessoas. “Não tem preço, ganhamos mais do que ajudamos. Deus nos recompensa”.
Para o urologista Gláucio de Oliveira, proprietário de clínica Monte Moria, trabalhar como voluntário é o mover de Deus na vida das pessoas. “Ele nos induz a fazer esse tipo de obra, nos dá a felicidade de colaborar e ajudar o povo mais carente sanando de alguma forma suas necessidades”, descreveu.
A família de Vanessa Barbosa, marido Maicon Pires e dois filhos, foram atendidos em vários serviços como assistência jurídica, dentista, assistência social e escovação para as crianças e eles ficaram muito agradecidos. “Fomos muito bem atendidos em todos os lugares, foi tudo perfeito”.
Além dos serviços oferecidos, também aconteceu uma feira de adoção de animais realizada pela Ong Protetores Independentes Animais Carentes. Uma das responsáveis pela Ong, Daniele Cerqueira, achou a ação fantástica. “O convite foi muito legal, nós fazemos esse tipo de feira desde 2015 e só no sábado conseguimos novos lares para 13 gatos e cachorros”.
Thamires Pereira foi uma das que adotou um cachorro e terá um animal em casa pela primeira vez. “Tenho um amor muito grande pelos bichos e digo que se alguém tem um amor igual, devia adotar também”.
O coordenador Leanderson acrescentou que os resultados foram muito positivos e que cada atendimento realizado fez a diferença na vida das pessoas. “Quero muito agradecer a cada um envolvido nos atendimentos de sábado, a cada olhar, sorriso e abraço doado. E quero reforçar o convite a todos que queiram participar, serão muito bem vindos”, concluiu.
Informações:
Ong Protetores Independentes Animais Carentes – (27) 99644-5394
Daniele Cerqueira ou Rosângela Faria