Geral

100 quilos de lixo são retirados de ilhas paradisíacas de Vila Velha

A ação teve como objetivo promover a importância da preservação dos ambientes das Ilhas de Itatiaia e Pituã

Foto: Divulgação / PMVV / Everton Thiago

Cerca de 100 quilos de lixo e microlixo foram retirados das ilhas de Itatiaia e Pituã, em Vila Velha, tanto da parte terrestre quanto da parte marinha do arquipélago, durante um mutirão de limpeza ocorrido na manhã deste sábado (16).

A ação teve como objetivo promover a importância da preservação dos ambientes e contou com a participação de servidores, voluntários, atletas, autoridades do mar, parceiros e comunidade local. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: Divulgação / PMVV

“O descarte irregular de lixo e microlixo é prejudicial aos oceanos. Embora tenhamos realizado uma ação de coleta específica, nosso principal objetivo é sensibilizar todos os voluntários envolvidos neste processo e promover a divulgação. Estamos conscientes de que cada pequena ação conta para preservar os preciosos ecossistemas marinhos”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo.

Ainda segundo informações da prefeitura, no ano passado foram recolhidos 250 quilos de lixo no mesmo período, o que representa uma diminuição da quantidade de substâncias no local. 

Saiba mais sobre as famosas ilhas

As Ilhas Itatiaia, formadas por sete ilhotas, ficam logo em frente à praia de Itapuã. Os banhistas aproveitam para relaxar nas piscinas naturais e cristalinas, onde é possível ver algumas espécies marinhas a olho nu. 

O arquipélago das Ilhas Itatiaia é local de reprodução das andorinhas-do-mar-de-bico-amarelo e andorinhas-do-mar-do-bico-vermelho e, devido a isso, não pode ser visitado entre os meses de abril a novembro.

Já a Ilha Pituã permanece aberta durante todo o ano para realização de passeios. As visitas aos dois locais acontecem diariamente e são feitas com pescadores da região, que usam os barcos para levar as pessoas até esses locais. 

Foto: Divulgação

Para entrar na ilha não é preciso pagar, mas os pescadores cobram um valor por pessoa. O trajeto dura poucos minutos, mas quem tem disposição consegue ir nadando: da orla até a Ilha Pituã são cerca de 300 metros de distância.

Com vegetação exuberante, areia de conchas e uma vista panorâmica para a orla de Vila Velha, a ilha tem status de praia particular.