Cerca de 16 mil professores e demais servidores da rede estadual de Educação do Espírito Santo receberão, até o mês de outubro, um bônus por desempenho. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, durante uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (13).
Segundo a secretaria de Estado da Educação (Sedu), o pagamento geralmente é feito em julho, desde que haja disponibilidade orçamentária, conforme prevê o decreto 3949-R, que regulamenta a concessão do benefício.
No entanto, devido à pandemia da covid-19, a Sedu disse que precisou reavaliar todo o orçamento e identificou a possibilidade para que o pagamento seja feito em setembro ou outubro.
A bonificação por desempenho é paga anualmente a todos os profissionais ativos da educação, vinculados à Sedu. O benefício é válido aos servidores efetivos, comissionados ou DTs.
De acordo com a secretaria, o bônus é calculado com base em indicadores coletivos e individuais. O período de avaliação varia de acordo com o calendário escolar.
A Sedu destacou ainda que a bonificação por desempenho aos profissionais de educação em atividade é um direito e um reconhecimento do trabalho dos professores e servidores.
Leia mais: Governo do ES poderá usar dados de desempenho de 2019 para pagar bônus aos professores