O ano passado foi o quarto mais quente já registrado, e a perspectiva é de um calor ainda maior. De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quarta-feira (6), os níveis de calor é considerado perigoso para a Terra.
Os eventos climáticos de 2018 incluíram incêndios florestais no Estado norte-americano da Califórnia e na Grécia, seca na África do Sul e enchentes em Kerala, na Índia. Níveis recordes de emissões de gases de efeito estufa provocados pelo homem, sobretudo da queima de combustíveis fósseis, acumulam ainda mais calor.
As temperaturas de superfície globais médias ficaram um grau Celsius acima da era pré-industrial, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) com base em dados de agências meteorológicas norte-americanas, britânicas, japonesas e europeias.
Para combater o aquecimento, quase 200 governos adotaram o acordo climático de Paris de 2015 para eliminar gradualmente o uso de combustíveis fósseis e limitar a elevação das temperaturas a 2ºC acima da era pré-industrial enquanto “realizam esforços” para mantê-las em 1,5ºC.
Com informações do Portal R7!