Geral

3ª Ponte: veja guia para se aventurar com segurança na ciclovia

Acidentes ocorreram em poucos dias no local, com isso especialistas destacam a necessidade de conferir itens de segurança como freios e estrutura da bicicleta

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Durante essa semana, até esta terça-feira (05), a Ciclovia da Vida, que liga os municípios de Vitória e Vila Velha, teve mais de 11,6 mil acessos. Muitos ciclistas e curiosos resolveram se aventurar na nova obra de mobilidade urbana. 

Entretanto, com as novas aventuras também é necessário estar ciente dos cuidados e atenção que o local requer. Em poucos alguns dias, já foram noticiados três acidentes na ciclovia da ponte, principalmente no momento da descida. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Diante dos perigos do local, o Folha Vitória tirou algumas dúvidas com o subtenente Soares, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, para saber os cuidados necessários para trafegar na via. Confira o guia abaixo: 

O que fazer antes de subir a ponte? 

Segundo o especialista, antes de subir no local, é necessário que o ciclista verifique os principais componentes da bicicleta. 

“Observe o funcionamento como o todo, estamos falando da ciclovia mais alta do Brasil”, descreve. 

Com isso, é imprescindível verificar: o freio, as pastilhas de freio e outros componentes que compõem a estrutura da bicicleta.  

O que fazer antes da descida? 

Conforme orienta o subtenente Soares, no momento da descida a bicicleta pode atingir uma grande velocidade devido à pista íngreme, por isso é necessário descer freando. 

“O ciclista deve tomar cuidado para não deixar com que o meio de transporte ‘evolua’, ou seja, vá mais rápido. Com isso, é bom ir sempre freando e testando os freios”, ressalta. 

Qual a recomendação para crianças na cadeirinha da bicicleta? 

Para o caso de ciclistas que vão cruzar o local com crianças na cadeirinha da bicicleta, a atenção deve ser redobrada. E sempre usar cadeirinha com cinto de segurança. 

“O equipamento de segurança também deve ser utilizado pela criança e deve-se ter atenção à subida”. 

Crianças podem subir pedalando? 

O subtenente Soares do Corpo de Bombeiros explica que, caso o pai ou responsável tenha o conhecimento de que o filho possui condições de atravessar o local pedalando, não há problema na travessia. “Entretanto, a atenção com o filho deve ser redobrada”. 

Bicicleta com marcha

Conforme o especialista, o uso da marcha na subida da Ciclovia da Terceira Ponte por ser a ciclovia mais alta do país, com uma subida íngreme, o uso da marcha é necessário para a “ajuda ao subir no local”. 

“Respeite os outros ciclistas”

Além disso, o especialista descreve que, é importante lembrar sempre que “a ciclovia não é uma pista de corrida”. 

“Faça uma viagem tranquila, aproveite para ir apreciando as belezas naturais da bela vista do alto. Não é uma pista de corrida, lembre sempre que você não está sozinho na ciclovia”, finaliza. 

Confira recomendações fundamentais: 

– Verifique o freio, as pastilhas de freio e todos os componentes; 
– Mantenha a manutenção da bicicleta em dia; 
– Compreenda se possui habilidade suficiente para utilizar a via; 
– Caso esteja acompanhando de criança na “cadeirinha”, redobre a atenção; 
– Não deixe que a bicicleta vá muito rápida na descida. 

LEIA TAMBÉM: Após acidentes, ciclovia ganha cones para funcionar como barreira na 3ª Ponte

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória