Durante essa semana, até esta terça-feira (05), a Ciclovia da Vida, que liga os municípios de Vitória e Vila Velha, teve mais de 11,6 mil acessos. Muitos ciclistas e curiosos resolveram se aventurar na nova obra de mobilidade urbana.
Entretanto, com as novas aventuras também é necessário estar ciente dos cuidados e atenção que o local requer. Em poucos alguns dias, já foram noticiados três acidentes na ciclovia da ponte, principalmente no momento da descida.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Diante dos perigos do local, o Folha Vitória tirou algumas dúvidas com o subtenente Soares, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, para saber os cuidados necessários para trafegar na via. Confira o guia abaixo:
O que fazer antes de subir a ponte?
Segundo o especialista, antes de subir no local, é necessário que o ciclista verifique os principais componentes da bicicleta.
“Observe o funcionamento como o todo, estamos falando da ciclovia mais alta do Brasil”, descreve.
Com isso, é imprescindível verificar: o freio, as pastilhas de freio e outros componentes que compõem a estrutura da bicicleta.
O que fazer antes da descida?
Conforme orienta o subtenente Soares, no momento da descida a bicicleta pode atingir uma grande velocidade devido à pista íngreme, por isso é necessário descer freando.
“O ciclista deve tomar cuidado para não deixar com que o meio de transporte ‘evolua’, ou seja, vá mais rápido. Com isso, é bom ir sempre freando e testando os freios”, ressalta.
Qual a recomendação para crianças na cadeirinha da bicicleta?
Para o caso de ciclistas que vão cruzar o local com crianças na cadeirinha da bicicleta, a atenção deve ser redobrada. E sempre usar cadeirinha com cinto de segurança.
“O equipamento de segurança também deve ser utilizado pela criança e deve-se ter atenção à subida”.
Crianças podem subir pedalando?
O subtenente Soares do Corpo de Bombeiros explica que, caso o pai ou responsável tenha o conhecimento de que o filho possui condições de atravessar o local pedalando, não há problema na travessia. “Entretanto, a atenção com o filho deve ser redobrada”.
Bicicleta com marcha
Conforme o especialista, o uso da marcha na subida da Ciclovia da Terceira Ponte por ser a ciclovia mais alta do país, com uma subida íngreme, o uso da marcha é necessário para a “ajuda ao subir no local”.
“Respeite os outros ciclistas”
Além disso, o especialista descreve que, é importante lembrar sempre que “a ciclovia não é uma pista de corrida”.
“Faça uma viagem tranquila, aproveite para ir apreciando as belezas naturais da bela vista do alto. Não é uma pista de corrida, lembre sempre que você não está sozinho na ciclovia”, finaliza.
Confira recomendações fundamentais:
– Verifique o freio, as pastilhas de freio e todos os componentes;
– Mantenha a manutenção da bicicleta em dia;
– Compreenda se possui habilidade suficiente para utilizar a via;
– Caso esteja acompanhando de criança na “cadeirinha”, redobre a atenção;
– Não deixe que a bicicleta vá muito rápida na descida.
LEIA TAMBÉM: Após acidentes, ciclovia ganha cones para funcionar como barreira na 3ª Ponte