Geral

40% das maiores barragens do ES estão irregulares, diz Agerh

Após as fortes chuvas, foi evidenciada a situação das cerca de 35 mil barragens localizadas no território capixaba

Foto: Nova Onda Online

Cerca de 40% das barragens com mais de cinco hectares no Espírito Santo estão irregulares, segundo a Agência de Recursos Hídricos (Agerh) do Estado. Após as fortes chuvas, foi evidenciada a situação das cerca de 35 mil barragens localizadas no território capixaba. 

Até o momento, dez barragens de armazenamento de água se romperam no Espírito Santo, três delas em Jaguaré, na região Norte. Com a situação, 10 famílias tiveram que sair de casa devido ao risco de inundação. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Outra barragem que também se rompeu está localizada em São Mateus, também no Norte. Após o rompimento, foi provocada a abertura de uma cratera que interditou a BR-101 por cinco dias. A barragem não tinha licença ambiental. 

A fiscalização é realizada por órgãos estaduais e municipais durante o processo de cadastro da barragem e quando há denúncias ou riscos para a população. 

>> Desvio na BR-101 é liberado para trânsito em São Mateus

Os proprietários também devem monitorar a represa principalmente no período mais chuvoso.

Segundo o Diretor de Planejamento da Agerh, José Roberto Jorge, em caso de barragens irregulares, o proprietário pode ser multado e responsabilizado pelos danos causados. 

“A autuação, embargo, essas penalidades são previstas na legislação, além de quando tem a ação de causar prejuízo a terceiros, danos ambientais e sociais, o proprietário deve realizar o reparo”, destacou. 

A fiscalização ´é de responsabilidade da Agerh, que conta com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e das Defesas Civis, Estadual, por meio de um cadastro de segurança ou denúncia de funcionamento. 

Os proprietários também deve monitorar as represas. A Defesa Civil Estadual informou que têm dado suporte às vistorias de barragens em conjunto com a Agerh. 

LEIA TAMBÉM: Estradas no ES continuam com interdições por causa das chuvas; confira os trechos 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória