Geral

67% das câmeras de videomonitoramento de Guarapari são ligadas por fibra óptica

De acordo com a prefeitura, nessa sexta-feira (19), 55 equipamentos estavam funcionando.

Foto: Divulgação
Segundo o supervisor da central de videomonitoramento, Guarapari e Cariacica são os únicos que já possuem câmeras ligadas por fibra.

A Secretaria Municipal de Postura e Trânsito (Septran) realizou, esta semana, a manutenção das câmeras de videomonitoramento de Guarapari. De acordo com a prefeitura, antes da manutenção, o município tinha 48 câmeras em funcionamento, ontem (19) o número de equipamentos em atividade era 55.

Segundo o supervisor da central de videomonitoramento, Henrique Barros, 67% das câmeras do município são ligadas por fibra óptica. Henrique explicou o início desse processo de mudança causou oscilações, mas com o apoio de técnicos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o sistema está mais estável e câmeras que estavam sem funcionar retornaram a atividade.

O secretário de Postura e Trânsito, Genilson Simões Neto, destacou que as câmeras quebradas se devem a atos de vandalismo. De acordo com a prefeitura, O município possui 80 câmeras de videomonitoramento, mas 19% dos equipamentos foram quebrados.  Genilson informou que já foi feito o registro de ocorrência, mas por se tratar de uma ferramenta para coibir a criminalidade, as pessoas continuam a destruir com o objetivo de não serem filmadas.

De acordo com a prefeitura, além da utilização de fibra óptica, o município estuda a possibilidade de abertura de uma ata de adesão, para compra de mais 25 câmeras de videomonitoramento e de outros acessórios pertinentes ao vídeo.