Uma alimentação baseada em alimentos industrializados resulta na diminuição das bactérias boas do intestino, deixando o órgão mais vulnerável. Uma pesquisa feita pelo instituto CONECTAi Brasil, em parceria com a farmacêutica Sanofi, aponta que 76% dos brasileiros sentem que o funcionamento do intestino interfere na qualidade de vida. É ai que entra um aliado milenar, o Kefir, um alimento composto por micro-organismos vivos que promete regular todos os problemas intestinais, e o melhor, de maneira saudável.
Existem dois tipos de muda de Kefir, a derivada de água e açúcar mascavo, e o feito a base de leite. Quando bem cultivado, ele produz uma rica bebida probiótica que auxilia na reposição das bactérias boas do intestino.
Com o consumo feito de forma modera, o Kefir garante a regularidade na evacuação, também podendo ser usado para diminuir a insulina, colesterol e o triglicerídio. Um estudo feito pela National Center for Biotechnology Information, afirma que ele ajuda até na prevenção do câncer intestinal.
Como consumir
O consumo em excesso pode resultar o efeito contrário, desregulando o intestino, então o ideal de consumo é uma dose de 150 ml de manhã e outra a tarde. O Kefir não precisa ser consumido necessariamente sozinho, ele pode ser misturado com frutas, vitaminas e sucos. Vale ressaltar que ele não deve ser aquecido, pois os microrganismos presentes perdem sua função.
Conservação
Para conservar o Kefir é necessário sempre utilizar vasilhas e talheres de plástico ou de vidro. Caso você queira pausar o uso, basta armazenar em um pote e congelar, pelo tempo de sua escolha.
Onde encontrar
Existem laboratórios que estão com o projeto de sintetizar e comercializar o Kefir, porém a forma mais comum de obtê-lo é através de doações. Existem diversos grupos na internet de doação, basta uma pesquisa rápida para encontrar.