Neste mês de maio, mais uma vez o Startup Day registrou sua marca no Espírito Santo ao reunir mais de 300 participantes para o evento. Entre eles estavam startups capixabas de todos os graus de maturidade, empresas, representantes do governo, academia e sociedade, participando de 10 horas de evento, com conteúdo sobre e para empreendedores de startups, distribuídos entre sete painéis, salas de debate e uma palestra principal.
O evento, idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e cocriado com o ecossistema de inovação local, teve seu grande encontro de empresas de tecnologia e inovação do estado sediado no hub corporativo de inovação, Base27. No local, além do grande encontro promovido, houve uma dinâmica de construção colaborativa.
O encontro de empresas de tecnologia e inovação do Espírito Santo aconteceu no último sábado (21), no Base27.
O analista do Sebrae/ES, Samuel Graciolli, destaca que o evento, além de reunir grandes nomes do ecossistema de inovação capixaba, também proporcionou uma troca de conhecimento e networking entre os participantes, de maneira descontraída e intuitiva. “Essa foi a edição com maior número de participantes no Espírito Santo. Isso demonstra o potencial do nosso ecossistema e também que a inovação está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas”, diz.
O evento aconteceu simultaneamente com os demais estados brasileiros, e na ocasião foram revelados ainda as três startups selecionadas para participarem do Like a Boss.
Seletiva “Like a Boss”
Dez startups capixabas disputaram três vagas para a etapa nacional do desafio Like a Boss, a maior competição de startups do Brasil. A seletiva estadual aconteceu durante o Startup Day, com a realização de 10 pitches. As startups escolhidas foram: Mogai, Yooga e Liberfly.
Ao todo, foram selecionadas para participar da etapa nacional, 100 startups de todo país, destas 24 vão participar do Startup Summit e os vencedores partem para etapa de internacionalização da startup.
As startups Yooga, Mogai e Liberfly foram selecionadas para a etapa nacional do Like a Boss.
O sócio do Mogai, que é uma das startups capixabas selecionadas para o desafio, Franco Machado, expressa que eles ficaram muito felizes por terem sido selecionados para a etapa nacional, pois muitas empresas interessantes se apresentaram. A respeito de sua expectativa, ele aborda que “para a etapa nacional a expectativa é grande, e o desafio é enorme. Nosso projeto está bastante maduro no Brasil e já estamos começando a avaliar oportunidades de exportação de nossos produtos. Por isso, estamos confiantes que teremos um bom resultado na etapa nacional também”.
Design que Transforma
As dez startups capixabas que participaram da seletiva estadual para o desafio “Like a Boss” vão receber um atendimento especializado dos alunos do curso de design da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O atendimento faz parte de uma parceria do curso com o Sebrae/ES.
Oito empresas juniores formadas por esses estudantes oferecerão apoio às demandas das startups nas áreas de branding, UX/UI, design gráfico, ilustração, produção audiovisual e mídias sociais, durante os meses de junho a agosto de 2022.