
O professor e coordenador do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Aderson Nascimento, explicou que as atividades vulcânicas na costa da África são comuns e que o nível de alerta, apesar de estar no amarelo, não é suficiente para causar preocupação.
Nascimento conversou com o portal on-line R7 e explicou que o fenômeno do tsunami teria que ser de grandes proporções para chegar ao Brasil.
“A atividade vulcânica teria que ser excepcional para derrubar uma parte da ilha e provocar um deslizamento gigantesco em relação ao mar. Se isso acontecesse, poderia haver um tsunami”, destacou ele.
O Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca), nesta segunda-feira (13), elevou o nível de alerta para amarelo na região da ilha chamada de Cumbre Vieja, onde estão localizados os vulcões.
O nível amarelo é o segundo de quatro classificações para medir o risco de erupções. Com o alerta nível amarelo, são reforçadas as informações destinadas à população, a vigilância e o monitoramento da atividade sísmica e vulcânica.
Entre as postagens sobre o assunto, algumas diziam que existia uma possibilidade de que a erupção fosse seguida de um tsunami. E esse fenômeno, que provoca ondas gigantescas no mar, afetaria a costa brasileira, do nordeste até o Rio de Janeiro.
As informações mostraram que a atividade vulcânica na ilha espanhola, La Palma, que fica na costa da África, na altura do Marrocos, tem potencial para gerar um tsunami que chegaria ao Brasil. Entretanto, seria uma situação muito atípica e improvável.
Deslocamento de lava sob a Terra diminuiu
Nesta quinta-feira (16), segundo especialistas, o deslocamento de lava sob a Terra diminuiu. Caso nos próximos dias ele continue a diminuir e a atividade sísmica pare, é sinal de que o magma parou e que ele pode ficar centenas de anos resfriando antes de uma erupção.
Especialistas dizem que vulcão nas Ilhas Canárias não deve causar tsunami no Brasil
Um dos assuntos mais comentados no Twitter no Brasil foi sobre a possibilidade de um tsunami no Atlântico que poderia afetar as cidades do Litoral brasileiro nesta quinta-feira (16).
Embora pertença à Espanha, a ilha La Palma fica na costa da África, na altura de Marrocos, e tem pouco mais de 700 km² de área e uma população com menos de 90 mil pessoas. No que diz respeito à formação vulcânica, a ilha tem grande cobertura vegetal e é considerada Reserva da Biosfera pela Unesco.
*Com informações do portal R7