Geral

A conta veio alta? Entenda a maneira correta de realizar a auto leitura e como facilitar o acesso a medição

A EDP tem um recado importante para você:

Foto: Divulgação/ EDP

Você sabe como funciona a leitura do seu medidor de energia? Com certeza você já ouviu falar muito sobre o medidor de energia. Todos os meses a EDP realiza uma leitura do seu medidor para verificar o consumo.

Por isso, é fundamental que você mantenha o acesso ao seu medidor livre para realização da leitura. É simples, você só precisa verificar a data prevista da próxima leitura na sua fatura de energia e permitir o acesso ao leiturista.

Esse procedimento evita que o faturamento seja feito pela média de consumo dos últimos doze meses e a suspensão do fornecimento.

Caso não seja possível liberar o acesso ao medidor, a EDP também oferece a opção de Autoleitura. Para que a autoleitura seja válida, é preciso que você informe os dados no período correto. Você pode informar a leitura do seu medidor entre 5 e 3 dias anteriores a data prevista para a próxima leitura.

Para realizar a autoleitura primeiro você precisa saber que existem dois tipos de medidores: os analógicos e os eletrônicos.

No caso dos medidores analógicos, você terá que informar os números em que os ponteiros estão apontados: Anote a posição do ponteiro de cada reloginho, conforme aparece em seu medidor de energia. Para facilitar, no verso da fatura tem um espaço para você anotar a leitura. Caso esteja entre um número e outro considere o número menor.

Já se o medidor for eletrônico, anote os números na sequência exata em que aparecem no medidor. Para facilitar, no verso da fatura também tem um espaço para você anotar a leitura do medidor.

Agora é só informar a leitura em um de nossos canais de atendimento EDP Online, pela agência virtual, APP e também nos telefones 08007210707 (Espírito Santo) e 08007210123 (São Paulo).