Os alimentos são fortes aliados na hora de controlar aquela ansiedade e o estresse que batem durante a organização do casamento. A dica é apostar em alguns tipos de comidas, especialmente frutas que estimulem a produção do hormônio serotonina, conhecido popularmente como o hormônio da felicidade.
Castanhas, amêndoas, nozes, aveia, banana, mel, chocolate amargo, frutas secas como damasco, ameixa seca e uva passa, grão de bico, abacate, brócolis, leite, ovos, carnes e peixes são as sugestões da nutricionista Joice Tose Oliosi, da Azen Academia.
“Indicamos também a alface, que exerce efeito calmante devido à presença da lactucina, e a inclusão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso, como o leite e seus derivados, ovos, verduras de folhas verdes, frutas, carne vermelha, vísceras e levedura de cerveja”, enumera.
Outros alimentos que ajudam a controlar a ansiedade são os ricos em magnésio, que funcionam como relaxante muscular, como os vegetais de cor verde escura, aveia, semente de abóbora, arroz integral, grão de bico, entre outros.
Inchaço
A retenção de líquido é outro incômodo para muitas mulheres, especialmente durante o período pré-casamento. Para amenizar esse problema, a dica da especialista é consumir alimentos como abacaxi, melancia, melão, maracujá, limão, berinjela e cenoura, já que são ótimos diuréticos
“O consumo de chás como cavalinha, hibisco, verde, cidreira e chapéu de couro também colaboram para a atividade diurética. Já os legumes, verduras e frutas auxiliam na liberação da água do corpo, principalmente os alimentos ricos em potássio (banana, abacate, pera, cenoura, abóbora), magnésio (vegetais de cor verde escura, aveia, semente de abóbora, arroz integral, grão de bico, nozes, castanha do Brasil) e vitamina B6 (banana, aveia, legumes, carnes de aves, atum)”, orienta a nutricionista.
No grande dia
Já para o dia do sim, a noiva deve priorizar os alimentos naturais, como os folhosos, carnes magras, de preferência as carnes brancas, frutas e verduras, que são ricas em vitaminas e minerais, e que irão auxiliar na sua boa disposição. Também são indicados os cereais integrais, alimentos ricos em fibras que irão ajudar na saciedade adequada da noiva e, assim, evitar possíveis excessos.
Para orientar a noiva do dia, Joice Tose Oliosi montou uma proposta de cardápio para auxiliar as emoções. A nutricionista, porém, faz uma ressalva. “Devemos lembrar que o cardápio deverá respeitar a individualidade bioquímica de cada pessoa. Por isso, a quantidade e qualidade da alimentação são variáveis. No entanto, segue uma boa sugestão de cardápio”.
Café da manhã
– Mamão papaia com aveia e chia
– Pão integral
– Queijo branco
– Suco de abacaxi (Não adoçado e não coado)
Lanche da manhã
– Pera
– Castanhas-do-pará
Almoço
– Salada de folhas verdes escuras, cenoura e tomate
– Berinjela cozida
– Arroz integral
– Grão de bico
– Carne magra
– Laranja
Lanche da tarde
– Banana com canela e aveia
Jantar (Já que nesse horário a noiva, geralmente, está no salão a opção é levar uma marmitinha).
– Salada de folhas verdes escuras, pepino e abóbora
– Arroz integral
– Carne magra branca (peixe ou frango)
– Melancia.