Geral

A importância da Educação Infantil no desenvolvimento do seu filho

Muito mais que uma simples “escolinha”, a primeira escola da criança tem um papel fundamental em sua formação. Por isso, ela precisa ter profissionais especializados

A importância da Educação Infantil no desenvolvimento do seu filho
A infância é uma etapa fundamental para o desenvolvimento da criança – Foto: Divulgação

Já passou a época em que Educação Infantil para criança de 0 a 6 anos não significava aprender, “apenas” brincar. Verdade seja dita, a creche é o ambiente social mais importante para a criança depois da sua casa, por isso, chamar de “escolinha” soa um tanto quanto pejorativo. Mas é possível entender o porquê desse termo ao voltarmos um pouco no tempo para analisar o quanto a sociedade demorou para perceber que a infância é um período importante para formar o cidadão.

Cleonara Schwartz, coordenadora do programa de Pós-graduação em Educação da Ufes, reforça que a Educação Infantil é parte do desenvolvimento da criança. “A infância é uma etapa fundamental, nela é desenvolvido o aspecto motor, emocional, afetivo e cognitivo. Então não é só brincar… Na verdade, a brincadeira serve para o desenvolvimento como um todo da criança, para desenvolver seu conhecimento, e isso é fruto da organização de um trabalho pedagógico para a infância”.

Prova disso é o fato de fazer pouco mais de dez anos que o Ministério da Educação — com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases — reconheceu a Educação Infantil como parte da educação básica de qualquer brasileiro e, por isso, exige especialização do educador. Ou seja, a Educação Infantil tem que ir além da “tia”, das recreações, do Dia das Mães ou dos especiais de Natal. A criança precisa estar em um local com profissionais especializados que promovam rotinas baseadas em propostas pedagógicas muito bem fundamentadas. Lembre-se disso quando for procurar a primeira escola do seu filho.

“A criança é alguém que tem o direito de aprender, por isso é importante ver a formação dos profissionais, as diversidades que se realizam na escola. A preocupação com o espaço físico deve existir, mas os pais devem conhecer também a formação adequada, a proposta pedagógica daquela instituição, qual o foco da escola, como ela vai formar a criança. Infelizmente, hoje enche os olhos dos pais o espaço físico, os brinquedos, mas não adianta ter um monte de salas se elas não são bem utilizadas”, aconselha a especialista.