Dentro de casa os pais são os professores do filho e o elo para fixar o conteúdo aprendido na escola. É para eles que a criança corre para pedir ajuda diante daquela dúvida que sempre aparece quando ela pega os cadernos em casa. Sem contar que a lição de casa é uma das maneiras mais eficientes de os pais acompanharem o aprendizado do filho na escola, segundo a pedagoga Rita de Cássia Mancini Vaz.
“Essa parceria entre escola e família é imprescindível para o sucesso e desenvolvimento do aluno na vida escolar. A atividade de casa agrega o conteúdo da sala, é uma extensão do que foi aprendido na escola e a participação da família é uma oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do filho, quais as dificuldades ele apresenta no dia a dia, até mesmo para ajudar a escola, alertá-la sobre qual conteúdo o aluno precisa reforçar”, argumenta.
De acordo com Rita, a família precisa ser o apoio do professor em casa, por isso a lição é uma tarefa de todos e não só do aluno, principalmente porque são essas atividades que oferecem aos responsáveis a chance de acompanhar a evolução e o rendimento das crianças.
“A tarefa de casa é o elo mais próximo com o que a escola está ensinando. Não dá para a família ir todos os dias na escola, mas a tarefa de casa possibilita o acompanhamento do conteúdo, da rotina, do que o professor está passando. Assim, na hora que chega a prova, a família não só está participando como sabe todo o processo”.
Outra vantagem que a participação dos pais na lição de casa oferece: o prazer de o aluno saber que eles estão ali, ao seu lado. “Muitos pais reclamam, dizem que não têm tempo, mas é preciso encontrar tempo porque isso é um ganho para família e, principalmente, para a criança”.
Força-tarefa
Algumas dicas são muito importantes para que o dever de casa tenha êxito. O pai ou a mãe pode, por exemplo, escolher junto com o filho o local da casa que será o cantinho de estudo, assim como o tipo de mesa e cadeira e o que ele vai querer ter perto. É preciso ter atenção para que o espaço seja arejado, iluminado e distante de atrativos como televisão, rádio, computador ou de janelas que dão para a rua movimentada, para não desviar a atenção do estudante.
Outro ponto válido é facilitar o acesso aos materiais necessários para a lição e manter uma hora certa para o dever de casa. É importante criar essa rotina tanto para pais quanto para os alunos. O ideal é que não seja nem tarde demais nem quando ele chega da escola.
Alguns pais acabam fazendo a tarefa do filho quando ele está cansado ou precisando recuperar as notas, mas a boa intenção se transforma em um perigo para os professores avaliarem o desempenho do estudante. Também é preciso que a família seja 100% comprometida em ajudar o filho durante a tarefa. Não vale pedir para ele se concentrar no exercício se o pai não sai do celular ou está assistindo televisão.