Muitas pessoas acreditam que uma trajetória de sucesso começa com a escolha da profissão. Diversos estudos, no entanto, mostram que a construção de uma história pessoal, afetiva e profissional se inicia nos primeiros seis anos de vida, no período chamado primeira infância.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da escola Crescer PHD, Simone Alvarenga, essa é uma fase em que o cérebro da criança tem um grande poder de absorção e se desenvolve em velocidade frenética. “As primeiras impressões e experiências na vida preparam o terreno sobre o qual o conhecimento e as emoções vão se desenvolver mais tarde. Assim, se elas forem sólidas, vão disparar na mesma proporção em fases posteriores da vida”, ressalta.
Ciente da importância da primeira infância para o desenvolvimento de habilidades fundamentais na vida adulta, como senso crítico, comunicação, criatividade, autonomia e colaboração, a Crescer PHD aposta em uma rotina diferenciada para a Educação Infantil. Os alunos participam de diversas atividades, experiências sensoriais e brincadeiras desenvolvidas em salas e espaços diferentes.
“Por meio de interações e brincadeiras, por exemplo, podemos identificar a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos, a regulação das emoções, a correção dos erros, a busca de estratégias e soluções, etc. Queremos dar voz e ouvir o que as crianças questionam, o que pensam e como constroem o processo de aprendizagem para que elas não apenas façam parte, mas sim sejam parte de todo processo educativo”, afirma Simone.
O currículo da Educação Infantil da Crescer PHD conta, ainda, com aulas diárias de inglês, aprendizagem criativa, storytelling, sala Maker, aprendizagens digitais e educação socioemocional. A aprendizagem criativa busca desenvolver conexões pessoais a partir da criação de ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, buscando, assim, despertar os interesses dos estudantes.
O storytelling, por sua vez, utiliza enredo elaborado, narrativa envolvente e recursos audiovisuais para contar histórias para as crianças.
No espaço Maker, os alunos são estimulados a desenvolverem atividades “Do it yourself”, ou seja, “Faça você mesmo”. Já as aprendizagens digitais envolvem práticas como gamificação e codificação desplugada, que utilizam dinâmicas de jogos para despertar e estimular o aprendizado. Além disso, por meio da educação socioemocional, a escola pretende estimular habilidades exigidas no currículo da geração 4.0, tais como empatia, colaboração e autonomia.
“Ao aliar excelência acadêmica a valores como ética, transparência e extremo respeito às famílias, a escola Crescer PHD oferece uma educação de qualidade desde o berçário. Queremos possibilitar aos nossos alunos uma sequência tranquila e uma preparação sólida para as séries subsequentes para garantir bons resultados em olimpíadas e aprovações em vestibulares. A meta de nossa instituição é construir uma base sólida para favorecer, consideravelmente, a aprendizagem e o sucesso pessoal de nossos educandos”, ressalta a coordenadora pedagógica.
Escola Crescer PHD
Endereço: Avenida Rio Branco, 1.805, Praia do Canto, Vitória, Espírito Santo.
Telefone: (27) 3038-0199
Instagram e Facebook: @escolacrescerphd
Site: crescerphd.com.br