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A matemática é uma habilidade que deve ser inserida na primeira infância?

São diversas as vantagens da matemática para o desenvolvimento saudável das crianças e esta é uma habilidade que pode ser aprimorada com o passar dos anos se inserida na rotina infantil desde os primeiros anos. Além disso, a matemática pode ser prazerosa para as crianças, especialmente quando estiver presente em brincadeiras

Foto: Divulgação / Upuerê Educação Infantil

A primeira infância é marcada pelo desenvolvimento infantil, a criação de hábitos saudáveis e de habilidades que são essenciais para toda a vida de uma criança. Para isso, as brincadeiras são a melhor maneira para que os mais novos compreendam mais sobre o mundo e sobre si, além de, claro, contribuir para a construção de um indivíduo pensante.

Entre as habilidades que são fundamentais para o crescimento infantil está a matemática, que deve estar presente desde os anos iniciais na vida das crianças. Isso porque a afinidade com o tema e tudo o que ele engloba pode ser criada ainda na primeira infância e resultar em boas compreensões no futuro.

Estudos internacionais, como o da Universidade de Stanford, mostram que a matemática é melhor compreendida pelas crianças por estímulos visuais, como o uso de desenhos unido à criatividade. Além disso, a matemática é o incentivo ideal para a construção do raciocínio lógico das crianças – o que é reforçado diariamente no cotidiano da Upuerê Educação Infantil, referência no ensino infantil no Espírito Santo desde 1993, que busca formar indivíduos capazes de produzir e criar com a alegria do pensar.

Foto: Divulgação / Upuerê Educação Infantil

“Quando as pessoas crescem, acabam por dizer que não servem para a área da matemática ou coisas desse gênero, e nós sabemos que não é verdade. A matemática é uma habilidade que pode ser aprimorada com o passar dos anos, mas precisa ser incentivada diariamente na vivência infantil para que, assim, a afinidade seja criada e, claro, a criança possa se desenvolver cada vez mais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do raciocínio lógico. Aqui, na Upuerê, nós respeitamos o tempo e o espaço de cada criança em relação ao despertar das capacidades matemáticas, e buscamos incluir os aprendizados matemáticos na rotina delas por meio de brincadeiras em grupo”, explica Priscila Garcia, coordenadora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Matemática e raciocínio lógico: qual é a relação?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que o raciocínio lógico é a capacidade das pessoas de organizar dados na mente e uma de suas principais modalidades é o raciocínio lógico-matemático. Na rotina diária das crianças, as formas e os números aparecem a todo o momento e esse estímulo visual é essencial para que aconteça, de pouco em pouco, a construção do raciocínio lógico infantil.

E de que maneiras isso pode acontecer de maneira simples e que estimulem o crescimento infantil saudável no dia a dia?

Priscila comenta que inserir a matemática nas brincadeiras e realizar atividades lúdicas com as crianças nos anos iniciais contribui para tornar as experiências mais prazerosas para elas – além de gerar a atração e o interesse infantil em assuntos dessa área.

Foto: Divulgação / Upuerê Educação Infantil

“Ao abordar a matemática na primeira infância aqui na Upuerê, a intenção é inserir, aos poucos, a presença lógica na rotina infantil. Mostrar que essa é uma área que sempre estará em nossos dias e, principalmente, tornar esses conhecimentos cada vez mais naturais para as crianças em sua vivência. Por isso, influenciamos as atividades que fomentem o interesse infantil em relação à matemática, pois, quanto mais interessadas, mais percebemos o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade em nossas crianças”, argumenta a coordenadora pedagógica.

E quais são as melhorias proporcionadas pela presença da matemática desde cedo?

Ao inserir a matemática no cotidiano infantil, as melhorias proporcionadas vão além do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, como evidencia a coordenadora pedagógica. “A habilidade matemática deve ser estimulada desde a primeira infância pois promove a construção cognitiva das crianças, a imaginação, a criatividade, incentiva a construção da memória infantil e, principalmente, desenvolve o pensamento crítico e estratégico”, afirma Priscila.

Outra melhoria muito evidenciada, segundo a coordenadora pedagógica, é que as crianças começam a compreender melhor a noção de espaço e desenvolvem suas habilidades de percepção, todas relacionadas ao raciocínio lógico-matemático.

Foto: Divulgação / Upuerê Educação Infantil

Que atividades podem ser realizadas?

Priscila reforça que as atividades devem ter uma finalidade para que sejam realizadas, de forma lúdica, com as crianças. Seja para estimular as crianças a participar de maneira mais ativa ou para incentivar a construção cognitiva infantil, as brincadeiras são essenciais para esse momento de desenvolvimento – e a coordenadora reforça que elas devem ser estimuladas diariamente.

“Tanto os educadores quanto os pais podem ser muito criativos ao realizar atividades lúdicas e brincadeiras com as crianças. E quanto mais visual forem essas ações, melhor para a compreensão infantil. Aqui, na Upuerê, incentivamos brincadeiras que nos levam a raízes afetivas, como as bolinhas de gude, que nos auxilia na compreensão dos números e das cores, e fazem parte da nossa história, o que estimula a aproximação familiar de maneira afetiva e carinhosa”, finaliza Priscila.

Foto: Divulgação / Upuerê Educação Infantil

A matemática e o raciocínio lógico na Upuerê Educação Infantil

Na Upuerê, estimular a habilidade matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico é uma missão que adotamos com muito orgulho para construir um futuro brilhante para as nossas crianças. Aqui, valorizamos também a rotina familiar, as necessidades e o tempo de cada criança, além do crescimento saudável delas com práticas que colaboram com a formação de indivíduos que saibam criar e se relacionar – e não apenas repetir.

Para contribuir com o desenvolvimento das potencialidades físicas e psíquicas das crianças, priorizamos uma alimentação rica em itens orgânicos e saudáveis, que podem ser plantados e colhidos em nossa própria horta. Aqui, no extraordinário cotidiano da Upuerê, o contato com a natureza está sempre presente em nosso plano pedagógico como fator fundamental para o aprendizado, para compartilhar crescimento e para formar vínculos sociais, afetivos e éticos a partir da convivência entre as crianças.

Nossa estrutura conta, ainda, com uma área ampla e aberta de 3.000 m², além de sala de sono (com educadores que ficam à disposição das crianças), segurança, pátio arborizado com árvores frutíferas, educadores qualificados e especializados em cuidado infantil, piscina aquecida, quadra coberta, salas de aula amplas e climatizadas, salas digitais (a partir do Grupo 3 ao Grupo 5), ateliê para artes, banheiros adaptados às necessidades das crianças, cozinhas, refeitórios, solários, biblioteca e amplo auditório.

Agende uma visita e conheça mais sobre a escola inovadora e criativa, que é referência no ensino infantil capixaba e que integra a natureza em sua metodologia de ensino: https://www.upuere.com.br.

Foto: Divulgação / Upuerê Educação Infantil