A primeira infância é marcada pelo desenvolvimento infantil, a criação de hábitos saudáveis e de habilidades que são essenciais para toda a vida de uma criança. Para isso, as brincadeiras são a melhor maneira para que os mais novos compreendam mais sobre o mundo e sobre si, além de, claro, contribuir para a construção de um indivíduo pensante.
Entre as habilidades que são fundamentais para o crescimento infantil está a matemática, que deve estar presente desde os anos iniciais na vida das crianças. Isso porque a afinidade com o tema e tudo o que ele engloba pode ser criada ainda na primeira infância e resultar em boas compreensões no futuro.
Estudos internacionais, como o da Universidade de Stanford, mostram que a matemática é melhor compreendida pelas crianças por estímulos visuais, como o uso de desenhos unido à criatividade. Além disso, a matemática é o incentivo ideal para a construção do raciocínio lógico das crianças – o que é reforçado diariamente no cotidiano da Upuerê Educação Infantil, referência no ensino infantil no Espírito Santo desde 1993, que busca formar indivíduos capazes de produzir e criar com a alegria do pensar.
“Quando as pessoas crescem, acabam por dizer que não servem para a área da matemática ou coisas desse gênero, e nós sabemos que não é verdade. A matemática é uma habilidade que pode ser aprimorada com o passar dos anos, mas precisa ser incentivada diariamente na vivência infantil para que, assim, a afinidade seja criada e, claro, a criança possa se desenvolver cada vez mais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do raciocínio lógico. Aqui, na Upuerê, nós respeitamos o tempo e o espaço de cada criança em relação ao despertar das capacidades matemáticas, e buscamos incluir os aprendizados matemáticos na rotina delas por meio de brincadeiras em grupo”, explica Priscila Garcia, coordenadora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
Matemática e raciocínio lógico: qual é a relação?
Em primeiro lugar, é preciso compreender que o raciocínio lógico é a capacidade das pessoas de organizar dados na mente e uma de suas principais modalidades é o raciocínio lógico-matemático. Na rotina diária das crianças, as formas e os números aparecem a todo o momento e esse estímulo visual é essencial para que aconteça, de pouco em pouco, a construção do raciocínio lógico infantil.
E de que maneiras isso pode acontecer de maneira simples e que estimulem o crescimento infantil saudável no dia a dia?
Priscila comenta que inserir a matemática nas brincadeiras e realizar atividades lúdicas com as crianças nos anos iniciais contribui para tornar as experiências mais prazerosas para elas – além de gerar a atração e o interesse infantil em assuntos dessa área.
“Ao abordar a matemática na primeira infância aqui na Upuerê, a intenção é inserir, aos poucos, a presença lógica na rotina infantil. Mostrar que essa é uma área que sempre estará em nossos dias e, principalmente, tornar esses conhecimentos cada vez mais naturais para as crianças em sua vivência. Por isso, influenciamos as atividades que fomentem o interesse infantil em relação à matemática, pois, quanto mais interessadas, mais percebemos o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade em nossas crianças”, argumenta a coordenadora pedagógica.
E quais são as melhorias proporcionadas pela presença da matemática desde cedo?
Ao inserir a matemática no cotidiano infantil, as melhorias proporcionadas vão além do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, como evidencia a coordenadora pedagógica. “A habilidade matemática deve ser estimulada desde a primeira infância pois promove a construção cognitiva das crianças, a imaginação, a criatividade, incentiva a construção da memória infantil e, principalmente, desenvolve o pensamento crítico e estratégico”, afirma Priscila.
Outra melhoria muito evidenciada, segundo a coordenadora pedagógica, é que as crianças começam a compreender melhor a noção de espaço e desenvolvem suas habilidades de percepção, todas relacionadas ao raciocínio lógico-matemático.
Que atividades podem ser realizadas?
Priscila reforça que as atividades devem ter uma finalidade para que sejam realizadas, de forma lúdica, com as crianças. Seja para estimular as crianças a participar de maneira mais ativa ou para incentivar a construção cognitiva infantil, as brincadeiras são essenciais para esse momento de desenvolvimento – e a coordenadora reforça que elas devem ser estimuladas diariamente.
“Tanto os educadores quanto os pais podem ser muito criativos ao realizar atividades lúdicas e brincadeiras com as crianças. E quanto mais visual forem essas ações, melhor para a compreensão infantil. Aqui, na Upuerê, incentivamos brincadeiras que nos levam a raízes afetivas, como as bolinhas de gude, que nos auxilia na compreensão dos números e das cores, e fazem parte da nossa história, o que estimula a aproximação familiar de maneira afetiva e carinhosa”, finaliza Priscila.
A matemática e o raciocínio lógico na Upuerê Educação Infantil
Na Upuerê, estimular a habilidade matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico é uma missão que adotamos com muito orgulho para construir um futuro brilhante para as nossas crianças. Aqui, valorizamos também a rotina familiar, as necessidades e o tempo de cada criança, além do crescimento saudável delas com práticas que colaboram com a formação de indivíduos que saibam criar e se relacionar – e não apenas repetir.
Para contribuir com o desenvolvimento das potencialidades físicas e psíquicas das crianças, priorizamos uma alimentação rica em itens orgânicos e saudáveis, que podem ser plantados e colhidos em nossa própria horta. Aqui, no extraordinário cotidiano da Upuerê, o contato com a natureza está sempre presente em nosso plano pedagógico como fator fundamental para o aprendizado, para compartilhar crescimento e para formar vínculos sociais, afetivos e éticos a partir da convivência entre as crianças.
Nossa estrutura conta, ainda, com uma área ampla e aberta de 3.000 m², além de sala de sono (com educadores que ficam à disposição das crianças), segurança, pátio arborizado com árvores frutíferas, educadores qualificados e especializados em cuidado infantil, piscina aquecida, quadra coberta, salas de aula amplas e climatizadas, salas digitais (a partir do Grupo 3 ao Grupo 5), ateliê para artes, banheiros adaptados às necessidades das crianças, cozinhas, refeitórios, solários, biblioteca e amplo auditório.
Agende uma visita e conheça mais sobre a escola inovadora e criativa, que é referência no ensino infantil capixaba e que integra a natureza em sua metodologia de ensino: https://www.upuere.com.br.