Vinte e nove escolas da rede estadual de ensino no Espírito Santo foram desocupadas, nesta sexta-feira (04), por manifestantes que protestam contra a aprovação da PEC 241, que estabelece um limite de investimentos para o Governo Federal. No entanto, 36 unidades de ensino seguem ocupadas por manifestantes, segundo informou a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) na noite desta sexta.
As ocupações acontecem em escolas estaduais de Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Piúma e São Mateus. Em algumas dessas unidades, as aulas foram retomadas, apesar de elas ainda estarem ocupadas. Ainda de acordo com a Sedu, 28.320 estudantes já foram beneficiados com o retorno das aulas.
Enem será adiado por causa de ocupação. Veja as escolas
Na escola Irmã Maria Horta, na Praia do Canto, em Vitória, as aulas foram retomadas, de acordo com a secretaria. No entanto, alguns estudantes relataram dificuldades para conseguir assistir às aulas.
“Nós ficamos apenas conversando e quando chegou a segunda aula, tinham apenas quatro alunos dentro da sala e a professora preferiu não dar aula. Acho que se não tivesse tendo ocupação, teria muito mais alunos aqui. Acho que é questão de segurança mesmo”, disse o estudante do 3º ano, Leonardo Meireles, de 16 anos.
Na escola Fernando Duarte Rabelo, localizada na Praça do Cauê, também na capital, nenhum aluno quis falar com a reportagem da TV Vitória/Record. Mas o diretor disse que os mais de mil alunos voltaram às aulas, mesmo com alguns manifestantes ainda ocupando um dos prédios.
Já na escola Paes Barreto, também em Vitória, depois de mais de uma semana ocupada, diretoria e manifestantes se entenderam. Segundo os estudantes, a partir de segunda-feira (07) as aulas voltam e a ocupação será um pouco diferente.
“Os alunos que estudam à tarde vão ter aulas à tarde, os que estudam de manhã vão ter aula de manhã e os noturnos, da mesma forma. Assim que acabar o horário de aula, eles poderão participar das oficinas, de aulas. Mas a ocupação vai continuar”, disse o estudante Bruno Costa Santos, de 16 anos, presidente do grêmio estudantil.
Decisão da Justiça
Na última quarta-feira (02), a Justiça determinou que as aulas fossem retomadas nas escolas estaduais ainda ocupadas por manifestantes. No entanto, a decisão não prevê necessariamente a desocupação desses locais.
Pela decisão da Justiça, somente os alunos dessas instituições poderão permanecer ocupando os espaços e, ainda assim, deverão ficar em locais que não impossibilitem a realização das aulas. Os demais deveriam deixar as escolas em um prazo de até 24 horas após serem notificados.
De acordo com a Sedu, os manifestantes foram notificados pela Justiça, na quinta-feira, sobre a determinação. Ficou sob responsabilidade dos diretores de cada unidade de ensino fazer essa mediação.
Ainda de acordo com a Sedu, todas as informações sobre as escolas onde estão ocorrendo as desocupações estão sendo repassadas ao Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de manter a realização das provas do Enem nos locais. A secretaria ressalta que a decisão de manter ou não os locais de prova é do MEC.
Outras instituições
Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), segundo o último boletim divulgado pela instituição, 12 prédios continuam ocupados por manifestantes.
Já no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Jucutuquara, em Vitória, as aulas voltaram ao normal nesta quinta-feira (03), depois da desocupação determinada pela Justiça Federal. No entanto, o campus do instituto em Aracruz foi ocupado na manhã desta sexta-feira.
Veja a lista das escolas desocupadas e/ou com atividades retomadas por municípios:
CARIACICA
Rosa Maria Reis
Dr. José Moisés
João Crisóstomo Belesa
Coronel Olímpio Cunha
Alzira Ramos
São João Batista
Prof. Maria Penedo
Jesus Cristo Rei
José Vitor Filho
Theodomiro Ribeiro Coelho
SERRA
Vila Nova de Colares
Antônio José Peixoto Miguel
Serra Sede
Mestre Álvaro
Rômulo Castello
Marinete Souza Lira
Jacaraípe
Belmiro Teixeira Pimenta
Clovis Borges Miguel
VILA VELHA
Silvio Rocio
Florentino Avidos
Francelina Setúbal
Marcilio Dias
Padre Humberto Piacente
VITÓRIA
Irmã Maria Horta
CEEMTI São Pedro
Arnulpho Mattos
VIANA
Ewerton Montenegro Guimarães
COLATINA
Conde de Linhares
Lista das escolas com manifestações por municípios:
VITÓRIA
Almirante Barroso
Colégio Estadual
Des. Carlos X. Paes Barreto
Maria Ortiz
Aflordízio Carvalho da Silva
Prof. José Renato da Costa Pacheco
Prof Fernando Duarte Rabelo
Elza Lemos
VILA VELHA
Agenor Roris
Ormanda Gonçalves
CARIACICA
Hunney Everest
Ana Lopes Balestrero
Prof. Joaquim Barbosa Quitiba
Saturnino Rangel Mauro
José Leão Nunes
Maria de Lourdes Poyares
Ary Parreiras
Zaira Manhaes de Andrade
SERRA
Dom João Batista da Motta e Albuquerque
Sizenando Pechincha
Francisca Peixoto Miguel
Prof. João Loyola
Zumbi dos Palmares
Aristóbulo Barbosa Leão
Nova Carapina
Clotilde Rato
Elice Baptista Gaudio
Prof.ª Hilda Miranda do Nascimento
Prof.ª Maria Olinda de Oliveira Menezes
Prof.ª Juraci Machado
João Antunes das Dores
VIANA
Irmã Dulce Lopes Ponte
Nelson Vieira Pimentel
Maria de Novaes Pinheiro
PIÚMA
Prof.ª Filomena Quitiba
SÃO MATEUS
Marita Motta Santos