Geral

Abandono de linha férrea reúne SPU e prefeitos em Domingos Martins

A agenda foi fruto de uma demanda do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau à Senadora Rose de Freitas

Foto: Sandra Cola
A ferrovia já foi utilizada para transporte de produtos

A situação de descaso e abandono da conservação e manutenção da linha férrea que corta os municípios de Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta e Alfredo Chaves foi pauta de uma reunião realizada no dia 17 de junho em Domingos Martins. A agenda foi a concessão de bens não operacionais do patrimônio da União para os municípios e como encaminhamento o pleito para esclarecimento da concessionária e do DNIT sobre os bens operacionais sob o domínio dessas instituições e posteriormente ter os devidos encaminhamentos.

Participaram da reunião os prefeitos Wanzete Kruger, de Domingos Martins, e Eliéser Rabello, de Vargem Alta, Mauro Pavão Madureira, superintendente do Patrimônio da União (SPU), Vitor Dimitri, representante da Senadora Rose de Freitas, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo e representantes do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, da Findes e da ONG Amigos do Trem.

O trecho da linha férrea que liga Vitória a Cachoeiro de Itapemirim ao Rio de Janeiro, está sob concessão da VLI / FCA, que há algum tempo deixou de utilizar a ferrovia. Hoje, é visível o estado de abandono, com trechos ao longo do percurso, sem dormentes, vagões desativados e estações sem manutenção. A ferrovia é uma área de domínio do DNIT, sob a concessão da FCA, e por isso os municípios não possuem autonomia nem nos percursos dentro das cidades.

Durante a reunião os municípios apresentaram seus pleitos: O município de Viana quer o direito de uso do trecho da via que passa por Viana, para cuidar, limpar e revitalizar as áreas no entorno da via e da Estação Ferroviária, transformar o espaço e atrair ainda mais turistas; Marechal Floriano, que já restaurou duas estações, a de Marechal Floriano e de Araguaya, quer a doação do trecho da linha férrea que corta o município de Marechal Floriano, para que possa revitalizar e utilizar o espaço como área de lazer, calçadão e estacionamento.

O município de Vargem Alta solicita que a área da linha férrea na cidade se torne uma via de mão única com jardins, áreas de vivências, arborização, áreas de estacionamento para desafogar o trânsito do centro além da utilização do espaço para a biblioteca Municipal e o Museu da Ferrovia; O município, aponta a estação de Jaciguá, os vários pontilhões e os túneis como bens turísticos. A ideia é criar uma área de caminhada em toda a extensão, visto que o local tem rico potencial de crescimento turístico, como por exemplo, a trilha que passa próxima a Cachoeira do Caiado.

A estação de Matilde, localizada no município de Alfredo Chaves, está sob concessão do município através de um termo de compromisso assinado com o IPHAN/ES; As demais estações do município encontram – se em total abandono como vagões e trilhos;

Domingos Martins possui uma única estação que está sob concessão do Iphan / ES. “A Estação é um exemplar da arquitetura germânica, possui estrutura do tipo enxaimel onde os requadros e estruturas de madeira são aparentes, mas encontra-se em total abandono. O trecho de trilhos de Viana ao Vale da Estação, em Domingos Martins está abandonado e atualmente um grande fluxo de turistas realiza caminhadas para chegar a “Pedra dos Ventos”, local de difícil acesso e segundo o Corpo de Bombeiros extremamente perigoso. Sobre o fluxo de turistas foi encaminhado ao DNIT ofício relatando o fato e pedindo providências. O município vislumbra a utilização do trecho para atividades turísticas, ora, o sonho do passeio de trem como também a exploração de outras atividades de aventura como caminhadas, rapel, etc.

O Montanhas Capixabas Convention & Visitos Bureau realizou em março de 2021 uma reunião em Pedra Azul, na sede do Montanhas Capixabas para tratar do assunto. Na ocasião, os municípios envolvidos representados pelas secretarias municipais de Turismo, acordaram em construir um documento único com relatório fotográfico e descritivo da situação em cada município.

Esta matéria foi produzida com informações do site https://montanhascapixabas.org.br/reuniao-com-a-spu-superintendencia-de-patrimonio-da-uniao/