O abastecimento de água em Vila Velha começou a ser retomado na tarde desta terça-feira (26), após o rompimento de um adutora no bairro Cobilândia. Segundo a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), a situação será normalizada até as 22 horas desta quarta-feira (27).
De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, algumas escolas municipais da região 4 foram atingidas com interrupção do fornecimento de água da Cesan. As equipes escolares estão monitorando o abastecimento das escolas para saber se haverá necessidade de suspensão de aula nesta quarta.
Rompimento abriu cratera no meio da rua
O rompimento da tubulação abriu uma cratera no meio da rua na noite de segunda-feira (25). Imagens registradas por moradores mostram o momento em que a força da água destrói uma rua, a calçada, abre uma cratera e inunda a rua.
O morador da região, Dejair Romagna contou à produção da TV Vitória/ Record TV que ele e a família ficaram com medo de que a força da água chegasse até as casas.
“Estávamos em casa e de repente ouviu-se um barulho. Quando fomos olhar, um vazamento com volume de água muito expressivo. Nos causou preocupação, porque foi muito perto das residências”, contou ele.
Por causa do risco, o acesso a algumas residências ficou prejudicado. Um edifício residencial foi isolado pela Defesa Civil Municipal. A empresa responsável pela obra providenciou hospedagem para a família que mora no prédio.
Na manhã de terça (26), a água no fundo da cratera foi drenada e o alagamento da rua já havia baixado. De acordo com a Cesan e a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano no local já existia uma escavação por conta da obra.
A cratera que se abriu no meio da rua foi ainda maior devido à pressão da água. Segundo a Cesan, o volume foi tão grande que daria para abastecer grande parte da população de Vila Velha.
Veja a nota na íntegra
O fornecimento de água para Vila Velha voltou a ser feito pela Cesan na tarde desta terça-feira (26). As primeiras intervenções realizadas pelas equipes de engenharia e de manutenção permitiram a retomada do abastecimento, de forma moderada, para 60% dos moradores do município.
As equipes permanecem atuando no local desde ontem à noite, e a previsão é que o reparo da adutora seja finalizado ainda hoje. Após a conclusão dos trabalhos, o fornecimento de água será retomado, gradativamente, para a região de Araçás e adjacências.
Situações pontuais de falta d’agua ainda podem ocorrer, bem como turbidez, nestes casos, os moradores devem acionar a Cesan pelo telefone 115, a chamada é gratuita.
A expectativa é que o sistema de abastecimento de água volte a operar em sua total capacidade a partir das 22 horas da quarta-feira (27).